Vacina contra rotavírus está em falta na rede de saúde de Xanxerê

24 de agosto de 2017 15:16
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vacina contra rotavírus está em falta na rede de saúde de Xanxerê Vacina contra rotavírus está em falta na rede de saúde de Xanxerê. (Foto: Divulgação)

A vacina contra rotavírus está em falta nas Unidades de Saúde do município. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde de Xanxerê, a regularização das vacinas deve ocorrer até o fim deste mês.

“A vacina está em falta em diversos estados. O motivo é porque ela está sendo avaliada para ser liberada, ou seja, está passando por avaliações de controle de qualidade. Acreditamos que até final agosto, já vai vir, pelo menos é o que a Gerência da Imunização nos passou”, comenta Mariza Vacaro, enfermeira.

Ainda de acordo com a enfermeira, outros municípios também estão em falta da vacina. “Ficou em falta esse mês, não só em Xanxerê, mas em alguns municípios maiores, pois vai mais quantidade. A situação deve ser regularizada em breve”, comenta.

Rotavírus

O rotavírus é um vírus da família Reoviridae que causa diarreia grave, frequentemente acompanhada de febre e vômitos. A maioria das crianças se infecta nos primeiros anos de vida, porém os casos mais graves ocorrem principalmente em crianças até 2 anos de idade.

Por isso é importante que ocorra a vacinação da criança. A vacina é aplicada via oral e é indicada para a prevenção de casos de gastroenterite graves por esse tipo de vírus.

Quem deve tomar a vacina

Todas as crianças devem ser imunizadas de acordo com o esquema abaixo.

Para a aplicação da primeira dose:

  • Deve ser aplicada aos 2 meses de idade.
  • Idade mínima de um mês e 15 dias de vida (6 semanas).
  • Idade máxima de 3 meses e 15 dias de vida (14 semanas).

Para a aplicação da segunda dose:

  • Deve ser aplicada aos 4 meses de idade.
  • Idade mínima de 3 meses e 15 dias de vida (14 semanas).
  • Idade máxima de 5 meses e 15 dias de vida (24 semanas).


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais