Valor do IPTU: responsável pelo setor de Tributação explica reajuste nos valores

26 de abril de 2019 17:14 | Visualizações: 390
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Valor do IPTU: responsável pelo setor de Tributação explica reajuste nos valores (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Todos os anos o valor do IPTU e suas taxas geram reclamação entre a população xanxerense. Esse imposto é cobrado sempre no primeiro semestre do ano e toda a sua receita vai para o município para que seja investida.

De acordo com Carlos Peretti, responsável pelo Setor de Tributação da Prefeitura de Xanxerê, não há um aumento no valor do imposto, mas, sim, uma reposição prevista no Código Tributário. Neste ano, a reposição foi de 9.69%.

– O aumento real do IPTU depende de lei e essa lei nunca existiu. Mas, o Código Tributário prevê uma reposição anual e essa reposição precisa ser respeitada, sob pena do prefeito responder ação de renúncia de receita – comenta.

A partir disso, muitos moradores questionaram sobre um aumento na taxa de lixo. Peretti explica que, agora, o município tem duas modalidades para cobrança dessa taxa: residencial e não residencial.

– Muitos estão questionando sobre o aumento na taxa de lixo, mas, o que aconteceu, foi que hoje há uma nova modalidade, a taxa de lixo comercial. Antes, todas as taxas de lixo eram iguais dentro de uma determinada zona. Isso significava que uma empresa pagava uma mesma taxa de lixo de uma residência e agora há essa separação – explica.

A nova lei está em vigor desde 2018 e tem como objetivo não onerar os cofres públicos com essa prestação de serviços.

– Na taxa de lixo, o município estava pagando cerca de R$ 2,5 milhões por ano para cobrir os gastos e como é uma prestação de serviço, nós cobramos agora o valor que custa realmente – conclui o prefeito Avelino Menegolla.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais