Valor do leite começa a se normalizar e consumidores notam a diferença

29 de agosto de 2016 10:22
Comunidade , Economia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Valor do leite começa a se normalizar e consumidores notam a diferença (Foto: Patrícia Silva/ Lance Notícias)

Quem não abre mão de acrescentar leite no seu café da manhã, já tem notado a diferença no valor do produto. Depois de várias altas, o preço do leite está caindo e isso já vem sendo notado pelo consumidor. Desde o início do ano o valor do produto já aumentou em média 10% e a justificativa encontrada era seca que prejudicou predicou na produção, diminuindo a oferta e também o consumo.

Em contato com Edson Marció, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, o mesmo explica a justificativa da queda no valor para o consumidor, “geralmente todos os anos ocorre essa entre safra onde diminui a produção de leite, pois ocorre a redução de pastagens. Agora começa a voltar ao normal, fazendo com que as empresas consigam ter do produto no mercado, o que faz com que o preço diminua”.

Edson ainda comenta que de todos os produtos que sofreram reajustes no preço, o leite foi o primeiro a refletir a queda, “entre todos os produtos como farinha, açúcar, arroz o leite foi o produto que o valor de venda recuou antes. Uma coisa é certa, quando falta o produto no mercado o valor aumenta e agora que está se normalizando o valor tende a baixar”.

Reflexo no produtor

Com a falta de produto no mercado, o valor para o produtor de leite também se valorizou, isso fez com que o produtor ganhasse mais pelo que se é produzido. Porém Edson salienta que a queda no valor do produto para o consumidor, também irá afetar o produtor.

“Com o custo de alimentação muito em alta, essa queda repentina pode refletir diretamente no produtor, onde ele pode estar ganhado um valor inferior do que é gasto para produzir. Se não houver reajuste em ambos dos lados, vai dar prejuízo, pois precisa dar retorno. É necessário reverter o investimento”.

Para o consumidor que pretende economizar, o presidente deixa uma dica, “uma dica para o consumidor é que quando o produto estiver em falta no mercado, ou com o valor acima da margem, substituir ou diminuir o consumo ajuda com a redução de gastos”, finaliza.

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais