Veja como votaram os deputados de SC no projeto que enfraquece a Lava Jato

1 de dezembro de 2016 09:17
Comunidade , Política Compartilhar no Whatsapp
Veja como votaram os deputados de SC no projeto que enfraquece a Lava Jato (Foto: Divulgação)

 

Na madrugada desta quarta-feira 30, a Câmara aprovou o pacote de medidas anticorrupção, originado na campanha Dez Medidas contra a Corrupção, do Ministério Público Federal, mas incluiu no texto uma emenda que estabelece crime de responsabilidade para juízes e integrantes do Ministério Público.

A emenda, apresentada pelo PDT, é criticada por ser uma descaracterização do espírito do texto. Criado pelo MPF, mas assinado por 2,5 milhões de pessoas em meio a um clima de caça aos corruptos que perpassa toda a sociedade, o projeto de iniciativa popular tinha como intenção reforçar o combate à corrupção, e não criar novas regras para a atuação de juízes e promotores.

Da mesma forma, a emenda é vista como um desafio à Operação Lava Jato. Na tarde de terça-feira 29,  a força-tarefa da Lava Jato emitiu dura nota para “manifestar repúdio a qualquer tentativa de aterrorizar procuradores, promotores e juízes em seu legítimo exercício da atividade de investigação, processamento e julgamento de crimes, especialmente daqueles praticados nas mais altas esferas de poder”.

Segundo a força-tarefa, a intenção de criminalizar a atividade específica do Ministério Público e do Judiciário “apareceu repentinamente, não foi submetida a uma adequada discussão e não existem episódios recentes que justifiquem sua súbita introdução num pacote anticorrupção”. A única novidade, dizem os procuradores, “é o risco que os poderosos estão sofrendo de responderem por seus crimes e pagarem pelo que fizeram”.

Na Câmara, a emenda dividiu os deputados e gerou muito debate. Apenas PPS, PSOL, PV e Rede recomendaram voto contra a emenda. PSDB, DEM, PHS e Pros liberaram suas bancadas. Todos os outros partidos, incluindo o PT e o PMDB, orientaram voto sim para suas bancadas, conforme o site Carta Capital.

 

Confira abaixo como votaram os deputados de SC:

Angela Albino PCdoB Sim
Carmen Zanotto PPS Não
Celso Maldaner PMDB Não
Edinho Bez PMDB Não
Esperidião Amin PP Abstenção
Geovania de Sá PSDB Não
Jorge Boeira PP Não
Jorginho Mello PR Sim
Marco Tebaldi PSDB Sim
Mauro Mariani PMDB Sim
Pedro Uczai PT Sim
Rogério Peninha Mendonça PMDB Sim
Ronaldo Benedet PMDB Sim
Valdir Colatto PMDB Sim
Total Santa Catarina: 14


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais