Vereador pede que município explore o turismo rural

26 de fevereiro de 2017 07:58
Comunidade , Rural , Turismo , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vereador pede que município explore o turismo rural Foto: divulgação

 

Preocupando em buscar uma alternativa de fonte de renda para o produtor rural, bem como a geração de empregos no município, o vereador Wilson Martins dos Santos (PSDB) apresentou indicação para que o Executivo Municipal promova, via parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte do Estado de Santa Catarina, a exploração do turismo rural do município.

Com uma região propicia para este tipo de evento, o município não explora este segmento que é bastante difundido em outros municípios da região e também da serra catarinense. O vereador desta que muitos municípios conseguiram recursos, via SC Rural para desenvolver o turismo rural.

“É claro que agora é preciso esperar para que um novo programa do SC Rural reabra para buscar recursos desta pasta. Mas a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte do Estado de Santa Catarina pode ser uma alternativa bem viável”, declarou o vereador.

Wilson Martins salienta ainda que a exploração do turismo rural pode ser uma boa fonte de renda para o produtor, cansado de passar dificuldades no campo. “Nós percebemos, um certo o desânimo da família do pequeno agricultor, pela falta de perspectiva de crescimento. O turismo rural pode agregar a produção a uma nova alternativa de arrecadação”, destaca o vereador.

2017 será o ano do turismo sustentável, com este marco, a ONU promoverá o papel do turismo em cinco áreas-chave: crescimento econômico inclusivo e sustentável; inclusão social, emprego e redução da pobreza; eficiência de recursos, proteção do ambiente e alterações climáticas; valores culturais, diversidade e patrimônio; compreensão mútua, paz e segurança. “Sabendo disto e do potencial que o município de Xanxerê tem e que não está sendo explorado, é que apresentamos a indicação que foi aprovado pelos vereadores. Só para citar um exemplo, nós temos o maior Jaboticabal de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil, mas pouca gente sabe disso. Além disso temos duas barragens que podem ser exploradas turisticamente, sem contar a SManella e outros tantos pontos passiveis de serem explorados como turismo de aventura com a criação de trilhas e caminhos para o ciclismo rural. É um universo a ser explorado que pode colocar o município na rota de turismo de Santa Catarina”, finaliza Wilson Martins dos Santos.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais