Vereador propõe aquisição de equipamento para revelar talentos no esporte

4 de julho de 2019 13:53 | Visualizações: 86
Esporte em destaque Compartilhar no Whatsapp
Vereador propõe aquisição de equipamento para revelar talentos no esporte Foto: Ministério da Cidadania

O vereador Luiz Augusto Ceni apresentou uma indicação na sessão de quarta-feira (3) de número 261/2019 para que a Secretaria Municipal de Esporte efetue um estudo técnico objetivando a implantação da ferramenta dermatoglifia.

Dermatoglifia é um método científico no qual se obtém informações reais sobre o potencial genético de desenvolvimento de cada pessoa, a partir do estudo das impressões digitais.

O vereador explicou que é um exame simples e que através desse método é possível verificar as potencialidades biomotoras e descobrir as aptidões esportivas (capacidades de força, velocidade, potência, agilidade, hipertrofia, resistência e de coordenação motora) de um indivíduo e com isso contribuir para uma prescrição de exercícios adequada, e dentro de um programa de treinamento, qualificar e maximizar as potencialidades predominantes, fazendo o organismo responder melhor ao estímulo de treino recebido.

– É uma ferramenta norteadora para identificar talentos esportivos, identificar quais modalidades o atleta melhor teria rendimento, inclusive esse aparelho foi apresentado em várias universidades do país. O mais interesse disso é que o sistema foi criado pela Unoesc de Joaçaba e isso facilitaria um convênio com o município de Xanxerê. A cidade de Luzerna já saiu na frente e fizeram um estudo em todas as crianças do ensino fundamental para que sejam direcionada a um esporte adequado. Então é um projeto a longo prazo, mas que vem propiciar o município a se tornar um potencial no esporte – comenta o vereador Luiz Augusto, que propôs a indicação.

Ele comenta ainda que vai verificar com o secretário municipal de Esportes, Ademir Gasparini para marcar uma audioconferência e obter mais explicações sobre o equipamento e que de fato saia do papel a indicação. A ideia do vereador foi aprovada em sessão por unanimidade.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais