Vereador quer instituir Semana do Folclore em Xanxerê

22 de fevereiro de 2017 07:25
Comunidade , Cultura , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vereador quer instituir Semana do Folclore em Xanxerê (Foto: ARQUIVO/Lance Notícias)

 

Ricardo Lira da Costa é um grande incentivador da cultura e das tradições e na segunda-feira (20), apresentou na sessão da Câmara, um Projeto de Lei instituindo a Semana do Folclore no município.

Ainda no último final de semana o vereador esteve acompanhando mais um grande Rodeio Crioulo Interestadual realizado pelo CTG Espelho da Tradição em Xanxerê, junto com diversas autoridades e tradicionalistas. Além de participar da abertura oficial, Ricardo Lira da Costa prestigiou o evento também no domingo onde almoçou e esteve visitando as equipes no acampamento.

O Projeto de Lei ora proposto visa instituir a Semana do Folclore, a ser realizada anualmente, no mês de agosto e passando a integrar o calendário oficial deste município, sendo comemorada, preferencialmente, no Dia do Folclore Nacional (22 de agosto).

São sugeridas como atividades da Semana do Folclore: peças teatrais, seminários, festivais, oficinas, exposições, rodeios, amostras de músicas, contos e poesias, audições, leituras dinâmicas, danças, eventos gastronômicos entre outras.

As atividades relacionadas à Semana do Folclore serão realizadas nas escolas públicas e privadas, instituições culturais, praças, parques, clubes e associações, auxiliando na promoção da educação e cultura.

Fundamentado no incremento do turismo, estas atividades, a exemplo do Torneio Crioulo Interestadual, realizado pelo CTG, poderão movimentar o potencial turístico; além de ser mais uma alternativa de lazer e aumento do movimento econômico do município onde podem ser vendidos produtos artesanais, artísticos e coloniais de Xanxerê, ademais de movimentar a hotelaria, restaurantes, bares e similares.

O vereador Ricardo ao comentar o projeto afirmou: “meu sonho é vivenciar, nas dependências da FEMI, um movimento tão intenso e abrangente como é o Rodeio Crioulo Interestadual, realizado pelo Centro de Tradições Gaúchas”. (ASCOM)


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais