Câmara de Vereadores

Lance Notícias | 01/04/2022 10:42

01/04/2022 10:42

73430 visualizações

Vereadores participam de reunião para implantação do programa Escola Cívico Militar em Xanxerê

Na tarde de segunda-feira (28) os vereadores Serginho Nunes – vice presidente da Câmara, Altair Rossato e Cabo Oliveira estiveram na Diretoria de Políticas para Escolas Cívico- Militares do Ministério da Educação, em Brasília, acompanhados da Deputada Federal Caroline De Toni, para tratar de uma possível implantação do programa no município de Xanxerê. A reunião […]

Vereadores participam de reunião para implantação do programa Escola Cívico Militar em Xanxerê

Na tarde de segunda-feira (28) os vereadores Serginho Nunes – vice presidente da Câmara, Altair Rossato e Cabo Oliveira estiveram na Diretoria de Políticas para Escolas Cívico- Militares do Ministério da Educação, em Brasília, acompanhados da Deputada Federal Caroline De Toni, para tratar de uma possível implantação do programa no município de Xanxerê.

A reunião realizada com Silvio Viegas, Coordenador de Cooperação Técnica da Diretoria, entre outras coisas, serviu para colocar Xanxerê no topo da lista de prioridades para liberação de uma unidade do programa.

— Hoje nós já estamos atingindo a meta do programa que é da implantação de 216 unidades em todo o país. Na última etapa que estamos fazendo neste momento, são 89 unidades escolares no Brasil, contempladas. É bem provável que alguma destas unidades inscritas não consiga atender os critérios necessários para que o programa seja implantado. Por isso estaremos colocando Xanxerê como uma das prioridades, caso abra essa vaga, já que Santa Catarina tem características muito favoráveis para que este programa seja implantado nos municípios—  disse o coordenador.

Um dos motivos que favorece a implantação do programa em Xanxerê, é a demonstração de interesse por parte do município. Isso ficou evidenciado no ofício encaminhado pelo executivo aonde demonstrou este interesse, que foi protocolado junto ao Coordenador de Cooperação Técnica da Diretoria de Escolas Cívico-Militares.

Silvio Viegas destaca que é importante lembrar que a implantação do programa não tira a autonomia dos Diretores e Professores das Escolas.

— Os militares não ocuparão cargos destes profissionais da educação. São Militares da inatividade que cumprirão missão de auxiliar na gestão escolar. Há, em algumas situações, uma visão errada do programa entendendo que a Escola Cívico-Militar visa a militarização dos estudantes. De forma alguma isso acontece. Ela visa contribuir com a qualidade do ensino na educação básica, além de propiciar aos alunos, professores e funcionários um lugar mais seguro, passível de uma atuação focada na melhoria do ambiente e da convivência escolar— destaca.

Os vereadores saíram satisfeitos da reunião que pode acelerar a implantação do programa em Xanxerê.

Deixe seu comentário