Vice-governadora emite nota após moção que pede continuidade dos investimentos no HRSP

12 de abril de 2019 20:07 | Visualizações: 1619
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vice-governadora emite nota após moção que pede continuidade dos investimentos no HRSP (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Após a veiculação de um pedido de Moção de Apelo à Secretaria de Estado da Saúde para a manutenção e continuidade dos investimentos no Hospital Regional São Paulo (HRSP), tanto nos serviços cardiológicos quanto nos atendimentos eletivos, a governadora do Estado de Santa Catarina emitiu uma nota oficial. Isso porque, a veiculação cita que ocorre um movimento político, liderado pela vice-governadora do Estado, para que o Centro de Referência em Cardiologia deixe de ser em Xanxerê e passe para o município de Chapecó.

Confira:

A vice-governadora de Santa Catarina Daniela Reinehr repudia a informação de que estaria liderando um movimento político para transferir o Centro de Referência em Cardiologia do Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, para Chapecó. Não há nenhuma iniciativa do Governo do Estado no sentido de alterar atendimentos deste centro para outros municípios. Em visita ao HRSP, no fim de março, a vice-governadora inclusive destacou a qualidade do atendimento prestado pela instituição. O Governo do Estado também reforça que as obras de ampliação do HRSP seguem em curso e não há movimento contrário nesse sentido. Foram liberados R$ 11,2 milhões para construção da segunda etapa do prédio de oito andares, com 5,5 mil metros quadrados que irá abrigar 10 leitos de UTI coronariana, nova hemodinâmica, novo centro cirúrgico e novos equipamentos de ressonância e densitometria óssea. O número de leitos vai passar de 174 para 214. A expectativa é de ampliar dos atuais 78 mil atendimentos mensais, para mais de 100 mil. Disso, 97% é atendido pelo SUS. A Vice-Governadora questiona a postura dos vereadores que alardearam uma notícia infundada, e de veículos que repercutem o assunto sem a preocupação de checar os fatos a serem noticiados.

 

O presidente do PSL de Xanxerê, Alexandre Badotti também emitiu um comunicado sobre o assunto:

Esclarecendo a nota fabricada pela Câmara de Vereadores Xanxerê. Que comecem as Fake News. Não procede em nenhum lugar esse movimento de mudança do centro de Referência em cardiologia de Xanxerê para outra cidade. Infelizmente nossos vereadores estão querendo atrapalhar a imagem de Xanxerê junto ao novo governo de Santa Catarina, com informações infundadas sem veracidade.

 

O Hospital Regional São Paulo do município também se posicionou sobre o fato:

A direção do Hospital Regional São Paulo (HRSP) informa que também foi surpreendido com as informações, em especial em função de que o Governo do Estado de Santa Catarina vem realizando diversos investimentos em nossa estrutura física e para a aquisição de equipamentos de última geração. Além disso, recebemos recentemente a visita da vice-governadora Daniela Reinehr, acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde Helton de Souza Zeferino, momento em que tivemos uma boa aproximação.

O HRSP reforça que está alinhado com a política de saúde do Estado e desconhece qualquer informação nessa linha (do serviço de referência em cardiologia ser transferido para outro hospital). Gostaríamos de expor para a população que o HRSP é parceiro do Governo do Estado de Santa Catarina, assim como o Governo é parceiro do hospital, e que os investimentos feitos têm o objetivo de manter a qualidade e ampliar os serviços prestados para toda a população do Oeste, evitando o deslocamento dos pacientes para outras regiões em busca de tratamento.

Agradecemos a compreensão da comunidade e frisamos nosso compromisso de estar a serviço da vida.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais