Vídeo: detentos do presídio de Xanxerê podem reduzir pena por meio da leitura

13 de fevereiro de 2019 14:59
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vídeo: detentos do presídio de Xanxerê podem reduzir pena por meio da leitura (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A leitura abre portas. E é baseado nisso que o Ceja de Xanxerê oferece um projeto no Presídio Regional, em que, por meio da leitura o detento pode reduzir a sua pena.

Para este ano um novo professor foi contratado para atuar neste projeto. O detento tem direito a ler um livro por mês e a cada leitura pode reduzir até quatro dias da sua pena.

– Nós temos o projeto de leitura onde acabamos de contratar o professor, por 40 horas, para atuar dentro do Presídio. O professor faz a motivação para os detentos lerem. Eles recebem a obra, fazem a leitura e depois apresentam oralmente e por escrito para o professor para comprovar a leitura. Esse é um trabalho muito interessante – comenta Eva Rodrigues, Coordenadora do Ceja de Xanxerê.

Hoje há 120 alunos matriculados para o projeto.

Veja o vídeo:

 

Ceja para detentos

Além do projeto de leitura, os detentos também tem a oportunidade de concluir os seus estudos dentro do Presídio Regional

– O professor vai no Presídio de alfabetização e outras séries. Temos casos de alunos que mal sabiam escrever o nome e saíram aptos a entrar na universidade. Também auxiliamos eles para se inscrever no Enem e Encceja. Lá, eles são nossos alunos. Se fizeram algo errado na sociedade não cabe a nós julgar. É um trabalho social – finaliza.

 

 

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais