Vídeo: homem que viaja o Brasil de bicicleta há mais 15 anos passa por Xanxerê

21 de outubro de 2019 09:35 | Visualizações: 4186
Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vídeo: homem que viaja o Brasil de bicicleta há mais 15 anos passa por Xanxerê (Fotos: Carol Debiasi/Lance Notícias)

Há 15 anos, Jaison de Oliveira decidiu deixar o conforto de sua casa para viajar pelo Brasil em cima de uma bicicleta. Natural de Santa Catarina, ele já viajou por diversos estados e cidades do país, indo do ponto mais extremo da fronteira da região Sul até o Nordeste brasileiro.

Ele conta que pedalar se tornou um hábito e que hoje ele não consegue mais ficar parado em um local. Ele já tentou voltar a morar com sua mãe e viver novamente em uma rotina, mas que a paixão pela estrada falou mais alto.

– Eu já tentei parar, mas não consigo ficar mais que dois dias no mesmo lugar. A estrada é a minha paixão, é o que eu gosto de fazer e vou continuar assim. É caro viver no luxo, é complicado, mas quando se vive na simplicidade e apenas com o necessário, a vida é mais leve – destaca.

Em sua bicicleta ele carrega todo o aparato necessário para sobreviver na estrada: barraca, lona, alguns utensílios para preparar sua comida, algumas peças extras da bicicleta e uma caixa de transporte para levar a Luna, sua companheira de quatro patas.

– A Luna está comigo há cinco meses. Encontrei ela na estrada e foi amor à primeira vista. Ela viaja comigo desde então e tenho um lugar especial para ela ficar quando está chovendo, onde ela fica protegida – conta.

Por onde passa, Jaison conta com a ajuda da comunidade para se manter. Ele destaca que recebe mais ajuda quando está nas rodovias do que nas cidades. Além disso, conta que prefere viajar dentro do Brasil pois o povo é mais hospitaleiro e acolhedor.

– Eu vivo com a ajuda das pessoas, recebo comidas, utensílios, alguns me dão dinheiro, que eu uso para manter a minha bicicleta, pois eu preciso dela para seguir. Eu sempre recebo ajuda. E já passei por cidades de outros países, mas prefiro viajar dentro do Brasil, pois as pessoas são mais acolhedoras por aqui – frisa.

Jaison não costuma parar nas cidades, mas teve um problema com a sua bicicleta e precisou parar em Xanxerê até conseguir arrumá-la. Confira um pouco mais sobre sua história no vídeo:


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais