Vídeo: HRSP pede atenção de pacientes em função da superlotação

4 de janeiro de 2019 15:33
Comunidade , História , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vídeo: HRSP pede atenção de pacientes em função da superlotação Foto: Karina Ogliari/LanceNotícias

Nesta primeira semana de 2019, o Hospital regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, emitiu algumas notas solicitando a colaboração da comunidade, para procurar o hospital apenas em casos mais graves, visando evitar o atual superlotação enfrentado pela instituição.

De acordo com o médico Vinicius de Moraes, 80% dos casos atendidos no hospital poderiam ser resolvidos nos postos de saúde.

– O setor atua com protocolo de acolhimento e classificação de risco. A classificação é uma ferramenta elaborada pelo Ministério da Saúde e utilizada para avaliar e identificar os pacientes que necessitam de atendimento prioritário, de acordo com a gravidade clínica, potencial de risco, ou agravos à saúde. Deste modo, o protocolo prioriza o atendimento de pacientes classificados nas cores vermelho e amarelo, enquanto os demais, classificados em verde e azul, podem aguardar ou procurar as Unidades de Saúde e Pronto-Atendimentos em seus respectivos municípios – frisa Vinicius.

Este segundo caso é o que vem lotando o hospital, e que podem ser resolvidos nas unidades de saúde.

– Pedimos que quando a pessoa esteja com alguma doença, que ela faça uso do bom senso, para que isso não resulte na superlotação. Caso a unidade de saúde não consiga dar conta da doença, então ela é encaminhada ao hospital, para o devido tratamento – finaliza.

Confira a entrevista completa:

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais