Comunidade

Lance Notícias | 14/09/2021 16:48

14/09/2021 16:48

35892 visualizações

Vídeo: psicóloga fala sobre a importância do Setembro do Amarelo

Nesta terça-feira (14), esteve presente na redação do Lance Notícias a psicóloga Dianefer Agazzi que comentou sobre a importância do setembro amarelo. A psicóloga destacou a necessidade de entender os diversos sinais de uma possível depressão. – Quando falamos em depressão, lembramos de uma pessoa que está triste, ou com choro excessivo. Além disso, existem […]

Vídeo: psicóloga fala sobre a importância do Setembro do Amarelo

Nesta terça-feira (14), esteve presente na redação do Lance Notícias a psicóloga Dianefer Agazzi que comentou sobre a importância do setembro amarelo.

A psicóloga destacou a necessidade de entender os diversos sinais de uma possível depressão.

– Quando falamos em depressão, lembramos de uma pessoa que está triste, ou com choro excessivo. Além disso, existem outros fatores associados a depressão, sendo a irritabilidade, mudança de humor, uma pessoa que não tem mais paciência, perdeu a tolerância, está sofrendo de insônia, tristeza aliada a desesperança, quando a pessoa não encontra mais uma esperança pela vida, é como se tudo ao redor já não tivesse mais brilho – comenta.

Além dos sinais, é importante saber quando pedir ajuda.

– A partir do momento que não vejo mais bem estar, eu procuro ajuda. Eu acordo e não tenho vontade de acordar, de levantar ou de trabalhar. Segundo ela, todos precisam aumentar o olhar sobre as pessoas que estão ao redor, nem sempre sabemos o que está acontecendo. Pedir ajuda não deve existir somente quando a gente já se encontra num estágio final ou avançado de uma depressão ou ansiedade – acrescenta.

Segundo Dianefer, os tratamentos para saúde metal precisam ser tratados com menos tabu.

– Nós aceitamos normalmente os medicamentos para pressão alta, diabetes, tratamento de bronquite asmática, ou qualquer outra doença em nossa vida e não julgamos as pessoas que fazem tais tratamentos. Mas quando se fala em tratamento para saúde mental, existe um certo julgamento, como se a pessoa estivesse sendo fraca ou vulnerável demais para estar passando por isso. Vamos ser braços acolhedores e não julgadores, estender a mão, ajudar alguém, quem sabe será uma pessoa a menos que chegara a uma depressão e irá tira sua própria vida.

Confira a entrevista com Dianefer Agazzi, psicóloga no Consultório Clínica Integrada Ressignificar – Telefone (49) 99201-1692.

 

Deixe seu comentário