Vigilância alerta: com chegada do calor, aumenta incidência de escorpiões

28 de novembro de 2017 11:29
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vigilância alerta: com chegada do calor, aumenta incidência de escorpiões Reprodução/TV Jornal

 

Com a chegada dos dias quentes, também aumenta o alerta em relação aos escorpiões em Xanxerê. A incidência maior é no Bairro Tacca, no município, mas todos os moradores devem ficar atentos e manter os seus terrenos limpos.

Mauro Narciso, Coordenador da Vigilância Sanitária comenta que não tiveram casos registrados nos últimos dias, mas é importante cada morador manter o seu terreno limpo, para impedir a proliferação.

“Teve uma mulher que legou um escorpião para analisarmos, mas não foi picada. Por questão de clima, de migração, o Bairro Tacca sempre tem uma incidência maior. Dizem que o motivo é porque tinha uma madeireira muito grande naquela região, e os caminhões traziam de outras regiões o escorpião e ele acabou se adaptando. Mas, são poucos casos no município. O escorpião faz parte da natureza, para evitar é só manter sua casa organizada, terrenos limpos, assim como em relação a dengue”, comenta Mauro.

A picada por escorpião leva à dor no local, de início imediato e intensidade variável, com boa evolução na maioria dos casos, porém crianças podem apresentar manifestações graves, como náuseas e vômitos, alteração da pressão sanguínea, agitação e falta de ar. Em caso de incidente é necessário procurar, imediatamente, o pronto-socorro, para o bloqueio anestésico, já que o atendimento é de urgência. O paciente fica em observação e, em caso de desenvolver sintomas mais graves, que exija a aplicação do soro anti-escorpiônico ou outro medicamento, deve ser encaminhado à Santa Casa


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais