Vigilância epidemiológica aguarda o resultado de mais quatro exames da dengue

12 de julho de 2016 14:37
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vigilância epidemiológica aguarda o resultado de mais quatro exames da dengue Em Xanxerê já são 17 casos confirmados. (Foto: Patrícia Silva/ Lance Notícias)

Mesmo em época de inverno, os casos de dengue continuam subindo. Em Xanxerê já são 17 casos confirmados e a vigilância epidemiológica, aguarda o resultado de mais quatro exames. É importante lembrar que mesmo sendo a estação mais fria do ano, o mosquito continua se proliferando. Segundo dados do DIVE (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), desde o período de janeiro a junho de 2016, já foram notificados 12.545 casos em Santa Catarina, dois quais 4.305 foram confirmados.

“Ainda não recebemos o resultado, mas não temos outras suspeitas, apenas essas quatro” comenta Janete Rodrigues coordenadora do Programa de Combate à Dengue. Os cuidados necessários devem continuar, além da orientação especial para as calhas, caixas de água e cisternas, para que as mesmas sejam limpas com escova para eliminar os ovos que possam estar depositados.

O mosquito Aedes aegypt, que carrega o vírus da dengue e através da picada transmite para o homem, também aparece no inverno desde que encontre situações favoráveis para seu desenvolvimento, por isso é necessário cuidado, para eliminar o maior número possível de criadouros.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais