Vinho produzido em Xanxerê passa pela 10º Avaliação Regional

6 de junho de 2019 08:27 | Visualizações: 570
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vinho produzido em Xanxerê passa pela 10º Avaliação Regional Foto: divulgação

Os vinhos do Oeste catarinense analisados na 10ª Avaliação Regional, no último fim de semana em Pinhalzinho, serão premiados na sexta-feira (14), a partir das 19 horas, no CTG Porteira do Pinhal, durante o lançamento da 17ª Festa Colonial do Vinho, Queijo e Salame e jantar do Núcleo de Vitivinicultores da Associação Empresarial (ACIP). A iniciativa que reconhece os melhores vinhos da região é organizada pelas Associações de Produtores de Vinho da região, com o apoio do Sebrae/SC, Udesc, Facisc, associações empresariais, Epagri e Prefeituras.

O evento de avaliação contou com a participação de 57 produtores dos municípios de Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta, Nova Erechim, Quilombo, Ouro Verde, Ponte Serrada, Passos Maia, Vargeão, Xanxerê e Ipuaçu. O encontro oportunizou a degustação de 116 amostras de vinhos das categorias branco, bordô e isabel e a classificação dos vencedores será anunciada durante o evento de premiação.

– O objetivo é obter um parâmetro técnico do produto elaborado na região. Tivemos a participação de 12 enólogos que fizeram a degustação e, além de premiar os melhores vinhos, posteriormente apresentaremos as informações aos produtores – destaca consultor credenciado ao Sebrae/SC, Gilson Panceri Junior, que presta consultorias aos vitivinicultores juntamente com o consultor Fábio Ecco.

Segundo Panceri, a avaliação dos enólogos demonstra que cada vez mais os vinhos da região vêm obtendo destaque em qualidade.

– Não precisamos importar. Todo o Oeste de Santa Catarina possui grandes vitivinicultores e vinhos de qualidade – conta.

Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a iniciativa é fundamental para incentivar a qualificação constante e a busca pela qualidade na produção de vinhos.

– Com a união dos parceiros conseguimos elevar a qualidade dos vinhos produzidos no território fomentar o desenvolvimento da cadeia produtiva da uva. Os resultados confirmam que estamos no caminho certo – detalha.

Premiação local

Além da premiação regional programada para sexta-feira (14), em Pinhalzinho, ocorrerá no dia 19, no Salão Paroquial de Quilombo, o X Concurso Municipal do Vinho Artesanal com jantar e premiação.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais