Você sabe diferenciar os documentos de um veículo? Confira quais são os obrigatórios

12 de fevereiro de 2020 18:30 | Visualizações: 2746
Trânsito , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Você sabe diferenciar os documentos de um veículo? Confira quais são os obrigatórios

Dentre os termos relacionados à propriedade do veículo, podemos citar quatro, sendo eles: CRV, CRLV, IPVA e DPVAT.

Pois bem, muitas pessoas confundem os mesmos.

O que você precisa saber é que, apesar dos quatro terem relação à posse do veículo, apenas dois são considerados documentos do carro, que são o CRV e o CRLV.

O Certificado de Registro do Veículo (CRV) é o registro que se faz após efetuar a compra do bem. De acordo com a legislação de trânsito, você não pode trafegar sem o devido registro do veículo em questão.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é o documento de porte obrigatório, assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se você for pego em uma blitz e não apresentar os mesmos, seu carro será confiscado.

Mas, como a tecnologia chega a todos os setores de nossas vidas, esses dois documentos já são digitais.

Conforme explica o responsável pelo Ciretran Xanxerê, o Tenário Roque Klein, os agentes de fiscalização já aceitam os documentos digitais.

– Juntamente com o aplicativo da carteira digital de habilitação, há o documento digital do veículo. Estes já são aceitos por alguns agentes de fiscalização, mas, ainda não excluem a necessidade do porte do documento físico – comenta.

O documento digital ainda não exclui a obrigatoriedade do documento físico, no entanto, há perspectivas de que ainda esse ano, passe a valer somente o digital.

– A partir disso, uma vez pagos os débitos com o imposto IPVA e licenciamento, o aplicativo será atualizado e o documento estará ativo – disse.

É a tecnologia trazendo comodidades ao nosso dia-a-dia.


Por: Raquel Sarmento

Deixe seu comentário

Saiba Mais