Saúde

Lance Notícias | 27/07/2020 09:57

27/07/2020 09:57

55968 visualizações

Você sabe por que o check-up é tão importante na prática clínica?

O check-up nada mais é do que um conjunto de testes diagnósticos aplicados de maneira racional, com o intuito de se fazer o rastreamento de doenças ou condições mórbidas em indivíduos assintomáticos. É de consenso comum o valor da prevenção como instrumento de redução da morbidade e da mortalidade nas populações. A incorporação desse conceito […]

Você sabe por que o check-up é tão importante na prática clínica?

O check-up nada mais é do que um conjunto de testes diagnósticos aplicados de maneira racional, com o intuito de se fazer o rastreamento de doenças ou condições mórbidas em indivíduos assintomáticos.

É de consenso comum o valor da prevenção como instrumento de redução da morbidade e da mortalidade nas populações. A incorporação desse conceito na prática clínica resultou em benefícios inestimáveis ao longo dos últimos 40 anos.

A prevenção pode se dar em vários níveis e é classificada em primária, secundária e terciária.

A prevenção primária constitui os cuidados tomados diante de um indivíduo assintomático, visando evitar o aparecimento de uma determinada condição, por exemplo, a vacinação de crianças e idosos.

Já a prevenção secundária consiste na identificação e tratamento de pessoas assintomáticas já portadoras de fatores de risco para determinada condição, ou que já apresentem doença em fase pré-clínica, por exemplo a realização da colpocitologia oncótica para a prevenção do câncer de colo do útero ou a detecção da hipertensão arterial.

E por fim, a terciária, que é o acompanhamento e tratamento de indivíduos já portadores de doença clínica com o intuito de evitar complicações, por exemplo, a redução de colesterol em indivíduos sabidamente coronariopatas.

O check-up, referido na literatura como Exame Periódico de Saúde, se inscreve dentro das medidas de prevenção secundária. Ele consiste em um conjunto de testes diagnósticos aplicados de maneira racional com o intuito de se fazer o rastreamento de doenças ou condições mórbidas em indivíduos assintomáticos.

Geralmente os exames que acompanham o check-up são:

Hemograma,

Colesterol e frações,

Glicose,

Hemoglobina Glicada,

Ureia,

Creatinina,

Transaminases,

Hepatite A, B e C,

HIV e Sífilis,

Parcial de Urina,

Hemoglobina Humana nas Fezes,

TSH, T4livre, entre outros escolhidos ao critério de seu médico.

Que tal fazer um check-up e manter sua saúde em dia? O Laboratório Xanxerê tem uma equipe completa de profissionais para bem lhe atender. Além disso, pode coletar os exames em sua casa, sem que você precise sair do conforto do seu lar.

Agende os exames por meio do telefone (49) 3433-2900 ou 3433-4547. Laboratório Xanxerê, cuidar da sua saúde começa por aqui!

 

Deixe seu comentário