Você sabia que a corrida traz benefícios para o coração? Cardiologista explica

Você prefere correr ou caminhar?

18 de junho de 2018 09:20 | Lance Notícias , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Você sabia que a corrida traz benefícios para o coração? Cardiologista explica Foto: Divulgação.

A prática de atividades físicas tem ganhado espaço na agenda de muitos xanxerenses e a opção por correr é uma das que mais ganhou adeptos. Além de ajudar no emagrecimento, a corrida também previne doenças cardíacas.

André Augusto Martins, cardiologista em Xanxerê, comenta sobre as mudanças que o exercício provoca no corpo das pessoas que a praticam. O médico frisa que correr é uma maneira de prevenir e tratar diversas doenças, como a hipertensão.

“A atividade física faz bem para o sistema cardiovascular. Tendo como exemplo a minha vida, eu também fazia pouca atividade física e hoje eu não consigo ficar sem fazer. Através da corrida se melhora muito a saúde, a capacidade física, a pessoa consegue perder peso e também sente que o corpo está bem. Se não nos cuidarmos disso, vai desencadear problemas como hipertensão e diabetes. Através da corrida se melhora várias coisas, principalmente o bem estar do sistema circulatório”.

Dr. André destaca também que além de praticar atividades físicas, é necessário se ter uma alimentação balanceada.

“Eu sempre explico para os meus pacientes que fazer apenas uma coisa não resolve. Não adianta você fazer atividade física se não realizar uma reeducação alimentar. A partir do momento que você faz uma reeducação alimentar a diferença acontece. Mas é necessário ter atenção, pois precisamos saber ingerir os alimentos. A questão nutricional é muito importante, pois você precisa comer de tudo. Lógico, nós não precisamos ter acompanhamento com nutricionista, mas se a pessoa conseguir fazer uma alimentação balanceada associada a prática de uma atividade física, vai ser importante e gratificante”.

Teoricamente qualquer pessoa sabe correr já que o movimento é bastante instintivo. Mas para evitar lesões e melhorar o desempenho, existem uma série de dicas importantes, de alongamento, aquecimento, alimentação e também de roupas e tênis. A dica principal para quem quer começar a correr é intercalar a corrida com a caminhada, cuidando sempre com a respiração.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais