Você sabia? Xanxerê já registrou uma das menores temperaturas da história do país

8 de julho de 2019 10:26 | Visualizações: 1659
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Você sabia? Xanxerê já registrou uma das menores temperaturas da história do país Foto: Carol Debiasi

Com a chegada do inverno, muitos xanxerenses opinam se gostam ou não do frio. Mas, você sabia que o município já registrou um dos frios mais rigorosos do Estado e do Brasil? O fato ocorreu no dia 25 de junho de 1945, onde a temperatura registrada foi de -11,6ºC.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o número de anos de observação varia de uma estação para outra, mas são representativos para estudos climatológicos, pois são dados que compreendem um período mínimo de 20 anos.

O mês considerado mais frio do ano é julho e as regiões mais frias são as cidades mais altas das regiões do Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.

Qual a cidade que registrou a temperatura mais baixa no Estado?

No dia 11 de junho de 1952, Caçador, no Meio-Oeste do Estado, registrou -14ºC. Depois vem Canoinhas, no Planalto Norte, com -12ºC no dia 7 de agosto de 1963. Em seguida vem Xanxerê, com -11,6ºC, em 25 de junho de 1945. Depois, com -10ºC vem São Joaquim, em 02 de agosto de 1991.

Há possibilidade deste frio se repetir?

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, neste inverno a possibilidade é descartada.

– Nós nunca podemos falar que não, mas para este inverno não há possibilidade. Na época que ocorreu este fato, as condições climáticas e metrológicas eram propícias a este fato, diferente de como é atualmente – conta.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais