Voluntárias criam enxovais de bebê e distribuem gratuitamente para mães de baixa renda

13 de março de 2019 15:28 | Visualizações: 1307
Comunidade , Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Voluntárias criam enxovais de bebê e distribuem gratuitamente para mães de baixa renda Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Distribuir amor e fraternidade. Esse é legado das voluntárias Elza Marinho e Iracema Chilleni. Elas prestam auxílio para a Associação de Promoção Assistencial de Xanxerê (Apax) e são responsáveis pela confecção de enxoval que são doados para bebês de famílias carentes do município.

O projeto leva o nome de Mãe Gestante e de acordo Elza Marinho, o objetivo é auxiliar as mães que vivem em vulnerabilidade social.

– Faz muito tempo que iniciamos com o projeto. Começamos porque as mães que vem aqui, são todas carentes, e sempre perguntam se temos roupas de bebês. Na época, a irmã Lurdes, era viva, e nos ajudou muito, nos ensinou tudo. No começo, o projeto era feito com a participação das próprias mães, para elas participavam e se preparavam para ter o filho. Nós também tínhamos palestras de como elas deveriam proceder após o nascimento dos filhos – conta.

As roupas são confeccionadas por Iracema Chilleni. Para a produção são utilizados retalhos de roupas oriundos de doações.

– Com o tempo, as mães pararam de vir, a Lurdes faleceu, mas nós demos a continuidade ao projeto. É um conjunto, é bem simples, mas dá para vestir o bebê. Tem calça, camiseta, fralda de pano, cobertor, toalha e fraldas descartáveis – diz.

No ano passado, 32 mães foram beneficiadas com as doações. Para retirar os kits, elas precisam fazer um cadastro na Apax.

– Nossa idade já é avançada, eu tenho 89, vou fazer 90 e a Elza tem 87, mas nós amamos servir e ajudar o próximo – cita Iracema.

Se você deseja contribuir com o projeto, a Apax precisa de doções de roupas ou retalhos. A sede da instituição fica localizada na Rua Papa João XXIII, ao lado do Salão Paroquial.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais