Voluntários levam alegria a doentes internados no hospital de Xanxerê

São aproximadamente 60 voluntários

25 de junho de 2018 10:21
Lance Notícias , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Voluntários levam alegria a doentes internados no hospital de Xanxerê Foto: Divulgação

Quebrar a rotina hospitalar e gerar diversão. Essas são as principais funções do Projeto Plantão Palhaço, idealizado pelo Grupo de Humanização do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê. Atualmente o projeto conta com a participação de aproximadamente 60 voluntários.

A Coordenadora do Projeto, nutricionista Clarissa Sartor, destaca que as atividades ocorrem desde 2010 e de lá para cá vem ganhado espaço tanto dentro como fora do ambiente hospitalar.

“É um projeto que surgiu em 2010, na época denominado Projeto Sorriso. Em 2012 ele foi reformulado e surgiu então o Plantão Palhaço. São voluntários, tanto internos, quanto externos, que passam por treinamentos para trazer alegria para os colaboradores, pacientes e visitantes do hospital”.

As visitas ocorrem em vários setores do hospital e são aguardadas principalmente pelas crianças que estão internadas.

“Eles só não podem entrar nos quartos de isolamento, por motivos de infecções e pelo motivo de que o paciente precisa ficar isolado e nas UTIs, nos demais setores eles podem entrar. A visita é muito aguardada pelos pacientes e também pelos colaboradores, muitos nos pedem ‘quando que os palhaços vão vir?’ isso mostra a efetividade do projeto”, comenta Clarissa.

As visitas ocorrem principalmente no período da noite. Apenas um grupo realiza visitas durante a tarde.

“São 60 voluntários ativos. Eles fazem as visitas de acordo com as suas disponibilidades de horários. Não tem uma quantidade de horas que é necessário fazer por mês e o objetivo é trazer descontração ao espaço hospitalar”.

As roupas para as visitações são ofertadas pela instituição. Para ser voluntário do Projeto, basta entrar em contato com o Hospital São Paulo e conversar com Clarissa.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais