Xanxerê celebra 20 anos da Unoesc e 30 anos de implantação do campus local

27 de agosto de 2016 08:12
Comunidade , Educação , Evento Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê celebra 20 anos da Unoesc e 30 anos de implantação do campus local Xanxerê celebra 20 anos da Unoesc e 30 anos de implantação do campus local (Foto: Divulgação)

 

Emoção, reconhecimento e gratidão. Esses três sentimentos predominaram na solenidade, realizada no campus Xanxerê na última quarta-feira (24), em que foram celebrados os 20 anos do credenciamento da Unoesc como Universidade e os 30 anos de implantação do campus local.

Prestigiada por dirigentes da Unoesc, coordenadores de curso e de setores, professores, funcionários e acadêmicos, além de autoridades civis, o evento homenageou diversas pessoas que contribuíram tanto para o surgimento da universidade quanto para sua consolidação e ampliação.

 

Destaques

Após a composição da mesa de autoridades, formada pelo reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, pelo presidente da Fundação Unoesc e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, pelos dirigentes dos três outros campi, pelos prefeitos de Xanxerê, Ademir Gasparini, e de Faxinal dos Guedes, Genaro Keske, representando os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), e pelo representante da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, Jader Danielli, os homenageados da noite foram chamados para ocupar lugar de destaque no palco.

Nesse momento, 36 personalidades — entre ex-prefeitos de municípios integrantes da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), professores e funcionários que completaram 10, 15, 20 e 25 anos na Unoesc, além do professor emérito e do primeiro coordenador do primeiro curso de graduação do campus (Ciências Contábeis) — subiram ao palco.

Finalizada a execução do Hino Nacional, todos puderam assistir ao vídeo comemorativo aos 30 anos do campus de Xanxerê. O audiovisual, permeado por imagens históricas e depoimentos de autoridades que contribuíram para a implantação e consolidação da Unoesc Xanxerê, possibilitou conhecer um pouco da trajetória da instituição no município.

 

Homenagens

Antes do início das homenagens, os presentes assistiram ao vídeo institucional da Unoesc, comemorativo aos 20 anos de credenciamento, que apresentou toda a estrutura atual da instituição, composta por cinco campi (nas cidades de Joaçaba, Videira, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Chapecó, estando ainda presente em outros 14 municípios do estado), além de suas atividades nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

O ponto alto da solenidade envolveu a premiação aos prefeitos e ex-prefeitos que contribuíram com a Unoesc Xanxerê ao longo de sua história. Na oportunidade, os professores Genesio Téo e Aristides Cimadon entregaram troféus a 14 pessoas.

Prosseguindo, o professor Narciso Feiten recebeu uma medalha e um troféu, em reconhecimento ao título de professor emérito da Unoesc Xanxerê, e Eliezer Bonan foi distinguido como primeiro coordenador do curso de Ciências Contábeis oferecido na Unoesc Xanxerê.

E, finalizando as homenagens, 22 funcionários — que completaram 25, 20, 15 e 10 anos de trabalho prestados à instituição — foram agraciados com placas de reconhecimento.

 

Importância do campus para o desenvolvimento regional

 

No momento da palavra dirigida, o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparini, enalteceu a importância do campus para o desenvolvimento do município.

“Com a Unoesc instalada aqui, Xanxerê experimentou um grande desenvolvimento, graças aos seus cursos de graduação e de pós-graduação que possibilitam que milhares de pessoas possam cursar o tão almejado ensino superior”, destacou.

Em seu pronunciamento, o presidente da Fundação Unoesc e vice-reitor da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo, assinalou o momento histórico que marcava a solenidade e destacou o trabalho de todos os que colaboraram para a plena consolidação do campus local.

“É o momento de agradecer a todos aqueles que tiveram uma contribuição fundamental para construirmos uma instituição consolidada. Podemos afirmar que, nestes 30 anos da Unoesc em Xanxerê, estimulamos e fizemos parte ativa do desenvolvimento regional”, pontuou.

Finalizando os pronunciamentos, o reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon, relembrou as atividades fundamentais das fundações educacionais que, articuladas, possibilitaram a criação da Unoesc.

“O trabalho incansável e diuturno de muitos proporcionou o surgimento de uma instituição que contribui para a formação de milhares de pessoas. Quero registrar um agradecimento especial a todos que compõem o quadro de pessoal do campus de Xanxerê, pela dedicação constante às pessoas que procuram aqui sua formação superior”, salientou.

Antes de encerrar a cerimônia, o professor Téo recebeu uma homenagem especial. A controller da Unoesc, Cleunice Frozza, leu uma carta de agradecimento e entregou ao dirigente um quadro, assinado pelos funcionários do campus local.

Após a cerimônia, os presentes participaram de um coquetel.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais