Xanxerê, cidade do coração aborda atividade física

16 de junho de 2016 15:22
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê, cidade do coração aborda atividade física Em sua terceira edição, e em ano de olímpiadas no Brasil, o foco da Campanha são os exercícios para prevenir doenças cardiovasculares (Foto: Divulgação)

 

Nesta quarta-feira (15), a Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX), lançou a terceira edição da Campanha “Xanxerê, Cidade do Coração”. Em ano de Olímpiadas sediadas no Brasil, o tema não poderia ser diferente, a atividade física como prevenção às doenças cardiovasculares.

A Campanha é realizada pela ACIX e Hospital Regional São Paulo, juntamente com empresas parcerias e entidades, realizando ações preventivas e de conscientização em parceria com profissionais da saúde. “Essa é uma campanha da cidade de Xanxerê, não apenas de uma ou outra entidade. Cuidar do coração é um dever, e essas ações buscam orientar a comunidade a se cuidar para prevenir doenças cardiovasculares. Temos uma estrutura excelente aqui no Hospital, corpo clinico maravilhoso, mas precisamos prevenir”, comenta o coordenador da campanha, Vilson Piccoli.

O diretor administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, destaca a importância de levar essas informações às famílias, considerando que as doenças cardiovasculares acometem toda população, e cada vez mais cedo. “Não é mais uma doença que acontecia nos nossos avós, hoje já está acontecendo em pessoas mais jovens, 30, 40 anos, e isso tem nos preocupado bastante. É o momento de levarmos o conhecimento dos nossos e abraçar juntamente com a ACIX esse projeto, como fizemos desde o início”, comenta.

Referência em cardiologia

O Hospital Regional São Paulo (HRSP) é referência no setor cardiológico. Está credenciado para receber procedimentos de alta complexidade desde 2004 e realiza aproximadamente 552 cirurgias cardíacas por ano. “Hoje somos referência em todo grande oeste, para mais de um milhão e trezentos mil habitantes, e isso destaca cada vez mais a importância que é de ter um hospital em Xanxerê com uma estrutura segura para dar esse atendimento rápido para a população”, comenta o diretor.

Programação

Nos próximos dias serão feitas visitas nas escolas, com a entrega do material para ornamentação da árvore da Acix. Os trabalho serão intensificados no mês de setembro, em alusão ao Setembro Vermelho, que chama a atenção para a prevenção da doenças cardíacas.

Nas escolas a campanha vai envolver alunos do 5° ano, com projetos sobre o tema da Campanha, e ao final serão premiadas seis escolas, que receberão R$ 1.000,00 cada. Além do desfile de 7 de setembro, vai abranger a campanha de doação de órgãos, e no dia 24 será feita uma caminhada, envolvendo bicicletas, skates, como um momento de integração entre as famílias. Segundo Piccoli, em 2015 mais de 800 pessoas participaram.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais