Xanxerê conta com apenas um produtor de orgânicos

21 de julho de 2016 14:24
Agricultura , Comunidade , Cultura , Economia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê conta com apenas um produtor de orgânicos Cresce a procura por produtos orgânicos (Foto: Divulgação)

 

A procura por produtos orgânicos cresce a cada dia que passa, em virtude das altas taxas de agrotóxicos utilizados por produtores, com o objetivo de acabar com as pragas e garantir uma boa safra. No entanto, em contato com a Cidasc de Xanxerê se teve a informação que hoje o município conta apenas com um produtor de orgânico, por conta disso a oferta desta variedade ainda é escassa.

Egídio Botta, conta que trabalha com o segmento de orgânicos há cerca de oito anos, porém, a prática é arriscada e dá pouco retorno para o produtor, “é bastante arriscado e somente agora que o orgânico está sendo procurado. Hoje o meu produto é comercializado em Xanxerê e também para fora. O que mais temos hoje é a batata, o açafrão e o inhame”, explica.

Volmir Frandoloso, gerente da Cidasc de Xanxerê, explica por que é tão arriscado para o produtor do Oeste investir na área de orgânicos, “pela lei do orgânico, o produto não pode ter nada, zero por cento de agrotóxico e por conta disso é muito complicado de produzir, principalmente na nossa região, que é de grão. O produtor que investe no produto orgânico, muitas vezes acaba perdendo sua produção devido o ataque de pragas, insetos, fungos e bactérias, o risco é muito grande”, diz.

No estado, a Cidasc em parceria com o Ministério Público passou a fiscalizar os produtos e os níveis de tóxicos tanto em produtos orgânicos quanto em convencionais. Em relação aos orgânicos, Santa Catarina possui um índice de 9,09% de inconformidade, “não tem como o consumidor perceber. Já teve casos de produtor comprar produto convencional e vencer o orgânico por ter um valor agregado mais elevado, em Florianópolis. Em Xanxerê temos um produtor e na região mais próxima teria ainda em Chapecó e Concórdia”, explica.

Confira a pesquisa realizada pela Cidasc e os resultados:

organicos- cidasc

 

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais