Xanxerê é o segundo município do estado com mais focos da dengue

12 de dezembro de 2016 15:18
Comunidade , Dengue , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê é o segundo município do estado com mais focos da dengue Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

 

A coordenadoria das Vigilâncias em Saúde de Xanxerê reuniu da tarde desta segunda-feira (12) os agentes comunitários de saúde, com o objetivo de traçar um plano de trabalho para fim de ano, visando à eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti em ambientes favoráveis para a proliferação do mosquito (eliminar o maior número de recipientes que armazenem água).

Segundo o coordenador das Vigilâncias em Saúde, Ildomar da Silva, o trabalho precisa ser feito obrigatoriamente agora para evitar uma epidemia de dengue no município.

“Vamos concentrar ainda mais os nossos esforços nestas duas últimas semanas do ano, para que possamos evitar uma epidemia de dengue a partir de janeiro, fevereiro ou março”, afirmou o coordenador.

Ildomar lembrou que mesmo com o trabalho a campo das agentes, a população é fundamental para evitar contaminações.

“A comunidade precisa estar conosco nesta luta contra o mosquito. Não vai ter nenhuma eficiência o nosso trabalho se a população não verificar possíveis criadouros em suas residências, principalmente calhas e caixas d’água”, destacou.

O município tem atualmente nove agentes de endemia, 64 comunitários de saúde. Ao estão espalhadas pelos bairros 82 armadilhas, que capturam os vetores para mensura o número de focos. Durante 2015 foram registrados 500, este ano já são 680. Este foram identificados 19 casos de dengue (todos autóctones), 1 zika (importado) e 1 de chikungunya (importado). Durante todo o ano  de 2015 foram apenas três casos de dengue.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais