Xanxerê inicia verificação de todos os imóveis do município para atualização cadastral

6 de março de 2019 11:35 | Visualizações: 1127
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê inicia verificação de todos os imóveis do município para atualização cadastral (Foto: Márcio Tecchio)

A Prefeitura de Xanxerê realiza, através da empresa Geomais Geotecnologia, o levantamento dos dados para atualização cadastral dos imóveis no município. A ação tem início a partir desta quarta-feira (6), pelos Bairros La Salle e São Pedro.

Os imóveis de todos os bairros serão cadastrados e a atualização tem prazo para seguir até o fim do ano. Os cadastradores são alunos dos cursos de engenharia e arquitetura e estarão devidamente identificados, com crachá e uniforme, a fim de proporcionar segurança aos moradores, durante a visita para realização da atualização.

Segundo Carlos Peretti, responsável pelo setor de Tributação da Prefeitura, com esse trabalho será possível verificar e atualizar todos os imóveis, inclusive os irregulares.

– O município não tem um banco de dados com informações dos imóveis de forma informatizada. A partir dessa regularização teremos todas as informações. A atualização serve para verificar aqueles imóveis que estão irregulares no cadastro do IPTU. Já foram feitos os levantamentos aéreos e esse é um trabalho que provavelmente será continuo – explica.

O Ministério Público notificou o município de Xanxerê para adequar algumas questões que envolvem um termo de cooperação, assinado ainda na administração do antigo prefeito. Dentre as exigências, está a fiscalização e adequação do valor pago pelo IPTU, por proprietários de terrenos.

De acordo com o promotor de Justiça, Marcos Augusto Brandalise, a verificação se faz necessária pois as construções podem ter aumentado e os terrenos se valorizado e, com isso, o IPTU precisa sofrer o reajuste. Os valores precisam ser reajustados já em 2020.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais