Animais

Lance Notícias | 15/05/2020 12:00

15/05/2020 12:00

63439 visualizações

Xanxerê não registra casos de brucelose no município

Há mais de um ano que a cidade não registra casos de brucelose em animais. A informação foi repassada pelo médico veterinário da Cidasc de Xanxerê, Geraldo Scariot. Hoje, são nove propriedades certificadas no município. As normativas do Ministério da Agricultura preveem exame anual de todo rebanho. Além de segurança salutar do rebanho e da […]

Xanxerê não registra casos de brucelose no município Foto: Revista Veterinária

Há mais de um ano que a cidade não registra casos de brucelose em animais. A informação foi repassada pelo médico veterinário da Cidasc de Xanxerê, Geraldo Scariot.

Hoje, são nove propriedades certificadas no município. As normativas do Ministério da Agricultura preveem exame anual de todo rebanho. Além de segurança salutar do rebanho e da família. Ainda a bonificação recebida pelo laticínio para quem possuir a certificação.

– Acreditamos que possa haver focos silenciosos de brucelose não detectados. Já que a doença não apresenta sintomas. A detecção é apenas por exames. Os focos quando detectados no início, possibilitam menos perdas de animais e ajuda a produção de leite – contou Geraldo Scariot.

As propriedades que optarem a receber a certificação de propriedade livre, terão o rebanho examinado duas vezes no primeiro ano. Nos anos seguintes, um exame apenas é suficiente para manter o certificado.

Além da brucelose, também são feitos exames de tuberculose. Até o momento, nenhuma propriedade de Xanxerê, registou casos da doença que também pode atingir aos humanos. Pelo fato de não haver casos detectados, não quer dizer que o município esteja livre da doença. As medidas de prevenção e controle devem ser mantidas.

A orientação da Cidasc é que quando for realizar o transporte de algum animal para outra propriedade, é necessário exigir o exame de brucelose para que não contamine todo o rebanho.

Não existe tratamento para os animais contaminados. Quando for detectada a doença, os animais devem ser sacrificados.

A doença

A brucelose é uma infecção bacteriana que atinge os animais e também as pessoas. Ela pode ser transmitida em humanos por conta da ingestão de leite não pasteurizado ou carne crua. Já nos animais é transmitida por contato com outros animais infectados.

Deixe seu comentário