vitta cardio menu

Xanxerê passa a monitorar mais cinco casos suspeitos de coronavírus

Patrícia Silva | Comunidade , Coronavírus , Covid-19 , Xanxerê | 21/03/2020 18:08
Xanxerê passa a monitorar mais cinco casos suspeitos de coronavírus Foto: divulgação
Compartilhar no Whatsapp
Visualizações: 51793

Em entrevista coletiva on-line realizada pela administração de Xanxerê, foi informado na tarde deste sábado (21) de que os critérios para realização do exame de comprovação do coronavírus passou por alteração.

Antes, se a pessoa apresentasse os sintomas, tivesse viajado ou tivesse contato com alguém com o coronavírus, já era realizado o exame, como aconteceu com os três primeiros casos suspeitos de Xanxerê. Agora vem a mudança: somente casos graves de pacientes internados no Hospital Regional São Paulo realizarão a coleta.

Com isso, os pacientes que apresentarem os sintomas, mas de forma leve, deverão ficar dentro de casa em isolamento total. Segundo a enfermeira Francis Mara Zago Pegoraro, hoje há mais cinco casos de pessoas em acompanhamento.

– Nós temos muitas pessoas voltando de férias e isso preocupa. Todos devem manter a quarentena e ficar em casa seguindo todas as orientações. Com a mudança dos critérios, agora nós não iremos mais realizar o exame em todas as pessoas que apresentarem os sintomas. Nós ainda estamos aguardando o resultado dos três primeiros casos que foram detectados e temos outras cinco pessoas em acompanhamento. Isso significa que essas pessoas apresentaram os sintomas, mas de forma leve. Elas entraram em contato conosco por meio do 0800, nós encaminhamos uma equipe até o local, foi feito avaliação e eles podem ficar em casa realizando o seu isolamento. Nós temos contato com essas pessoas 24 horas por dia por telefone e aplicativo – comenta Francis.

Estas cinco pessoas em acompanhamento todas voltaram de viagem de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Ceará, todos lugares com casos confirmados.

 

Por meio de assessoria de imprensa foi comunicado o seguinte:

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê, por da Vigilância Epidemiológica, comunica que pela mudança dos protocolos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), não será mais feita coleta dos pacientes considerados suspeitos com quadro respiratório leve, mas os mesmos continuarão sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e em isolamento domiciliar.

As coletas e notificações pelo novo protocolo da DIVE serão realizadas em pacientes internados com suspeita de síndrome respiratória aguda grave.

A Vigilância Epidemiológica do município realiza o monitoramento dos 03 casos suspeitos e aguarda o resultado dos exames serem liberados pelo Lacen.

Desde o último boletim da manhã, tivemos 05 novos pacientes com síndrome gripal que estão sendo acompanhados e monitorados pela Vigilância Epidemiológica do município.

Até o momento, a secretaria municipal de Saúde fez o atendimento de 27 pacientes que não se enquadraram nos critérios e fez o atendimento de outros 13 pacientes com orientações gerais e denúncias.

 

 

 

Deixe seu comentário