Xanxerê pode ter programa do Cidema que visa beneficiar as agroindústrias

14 de agosto de 2019 15:13 | Visualizações: 151
Agricultura Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê pode ter programa do Cidema que visa beneficiar as agroindústrias Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (14), o secretário de Agricultura e Políticas Ambientais, Edson Zape juntamente com a diretora de Agricultura, Alexsandra dos Santos estiveram reunidos com o diretor executivo do Cidema, Morciel de Araujo Faraum para tratar sobre a possibilidade de implantar no município o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Meio Ambiente – Cidema.

O Cidema atua em diversas frentes, dentre elas duas de grande importância para o município de Xanxerê, como o programa Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). O Suasa inclui atividades de sanidade, inspeção, fiscalização, educação sanitária, vigilância de animais, vegetais, insumos e subprodutos de origem animal e vegetal. Além disso, estuda-se também implantar o programa de Perfuração de Poços Artesianos (Propoços).

Conforme a diretora de Agricultura, a reunião foi bastante positiva e, neste momento, é necessário fazer um ofício solicitando a inclusão do Consórcio no município.

– Depois esse pedido será apreciado na Assembleia Geral para posteriormente formalizar o contrato entre o município e o Consórcio. Estamos muito otimistas quanto a adesão de Xanxerê ao Cidema. Temos certeza de que essa parceria trará inúmeros benefícios para as agroindústrias de Xanxerê que precisam do Sistema de Inspeção Brasileiro (Sisbi) bem como para toda a comunidade agrícola – comenta Alexsandra.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais