Xanxerê receberá laboratório para análises de larvas do mosquito da dengue em março

2 de fevereiro de 2017 07:18 | Comunidade , Dengue , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê receberá laboratório para análises de larvas do mosquito da dengue em março Xanxerê receberá laboratório para análises de larvas do mosquito da dengue em março. (Foto: ASCOM)

 

 

O superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Fabio Gaudenzi, acompanhado do diretor da Vigilância Epidemiológica Eduardo Macário, e do coordenador de projetos estaduais de Controle da Dengue, João Fuck, esteve em Xanxerê na quarta-feira (01), onde participou de reunião na Gerência de Saúde da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê.

A reunião abordou a situação dos 17 municípios atendidos pela Vigilância Epidemiológica da Gerência de Saúde de Xanxerê, com o objetivo de apresentar o cenário e propor ações alternativas de combate ao mosquito Aedes aedypti, vetor da dengue, zika vírus e chicungunya.

“Eles vieram para tentar entender o cenário e propor alternativas para o trabalho desenvolvido no combate ao mosquito.  O que motivou a vinda foi principalmente a situação de risco dos municípios da nossa região”, explicou o Gerente de Saúde, Uilian Cavalheiro.

Dos 17 municípios atendidos pela Gerência, nove estão infestados. Abelardo Luz, Bom Jesus, Coronel Martins, Galvão, Ipuaçu, Jupiá, São Domingos, Xanxerê e Xaxim estão recebendo acompanhamento especial e atenção redobrada.

A novidade é que a Secretaria de Estado da Saúde vai dispor de quatro novos profissionais para atuar na Vigilância Epidemiológica e fortalecer a equipe que faz o acompanhamento dos municípios. Além disso, Xanxerê receberá um laboratório para análise das larvas do mosquito.

“Atualmente as análises são realizadas em Chapecó. Com o laboratório em Xanxerê vamos conseguir suprir a demanda e proporcionar um atendimento melhor. Vamos preparar o ambiente para receber estes profissionais e um espaço para montar este laboratório”, comenta Uilian e acrescenta que o laboratório deve iniciar as atividades no mês de março bem como a vinda dos profissionais também deve acontecer no referido mês.

Reunião com o município

Durante a manhã, também foi realizada reunião com a Secretária de Saúde do município de Xanxerê, Iara Callfass e com os profissionais da área da saúde. Xanxerê é o maior município da Regional e também está na lista de infestados.

“Foi uma reunião de extrema importância para fortalecer a parceria entre o município e o Estado e ainda fortalecer o compromisso do trabalho no combate ao Aedes aegypti”, enfatizou o Gerente Uilian Cavalheiro.

Nesta quinta-feira, 02, o Secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, estará em Chapecó onde se reúne com prefeitos e secretários municipais de saúde da macrorregião Oeste do estado para discutir, reforçar e aprimorar estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue, zika e chikungunya que já vem sendo desenvolvidas entre Governo e Prefeituras.

O evento acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Chapecó, a partir das 9h. (Assessoria de Imprensa)

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais