Saúde

Lance Notícias | 20/05/2020 13:15

20/05/2020 13:15

96225 visualizações

Xanxerê registra novos casos de sífilis no município neste ano

Desde o primeiro dia do ano até agora, a cidade de Xanxerê tem registrado seis casos de sífilis em adultos. Na região da Amai, que reúne 17 municípios, foram registrados até agora 12 casos. Ou seja, metade das pessoas infectadas estão em Xanxerê. Em todo ano passado, foram 31 casos na cidade e 148 na […]

Xanxerê registra novos casos de sífilis no município neste ano Foto: Blog da Saúde

Desde o primeiro dia do ano até agora, a cidade de Xanxerê tem registrado seis casos de sífilis em adultos. Na região da Amai, que reúne 17 municípios, foram registrados até agora 12 casos. Ou seja, metade das pessoas infectadas estão em Xanxerê. Em todo ano passado, foram 31 casos na cidade e 148 na região da Amai.

Os dados foram repassados pela responsável da gerência de saúde de Xanxerê, Celita de Fátima Almeida.
Já os casos de sífilis em gestantes foram 30 em Xanxerê no ano passado. Em 2020, já são quatro confirmados no município. Já a sífilis congênita, que é quando a infecção é transmitida da mãe para o filho, teve o registro de 22 casos em Xanxerê em 2019. Até agora, a cidade registrou apenas dois.

SIFÍLIS

É uma doença transmitida por uma bactéria e pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases da doença onde ela se torna mais contagiosa. Já o terceiro estágio pode não apresentar nenhum tipo de sintoma. A sífilis pode ser transmitida através da relação sexual sem preservativo, por transfusão de sangue contaminado ou caso da mãe infectada passar para o bebê na hora da gestação ou do parto.

SINTOMAS

Os primeiros sintomas podem ser o aparecimento de pequenas feridas nos órgãos sexuais e pequenos caroços nas virilhas que podem surgir de sete a 20 dias após a relação sexual sem proteção. Se não for tratada a tempo, ela pode passar para o segundo estágio que seria o aparecimento de manchas. Em um terceiro estágio, complicações mais graves podem ocorrer causando cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, podendo levar até a morte.

TRATAMENTO

Lembrando que todas unidades básicas de saúde oferecem gratuitamente os testes rápidos. O resultado pode demorar cerca de trinta minutos. Em caso do resultado ser positivo, o tratamento também pode ser realizado pelo SUS de forma gratuita.

Deixe seu comentário