Xanxerê vacina contra a gripe mais de 60% do público alvo

14 de maio de 2019 18:32 | Visualizações: 86
Saúde Compartilhar no Whatsapp
Xanxerê vacina contra a gripe mais de 60% do público alvo Foto: divulgação

Está em andamento a campanha de vacinação contra a gripe em Xanxerê. A comunidade tem procurado as salas de vacinas, mas o município está longe da meta de imunização.

Até a última sexta-feira (10), 62% do público alvo havia sido vacinado em Xanxerê. Lembrando que a campanha segue até o dia 31 de maio.

 

Sobre a doença

A influenza, normalmente conhecida como gripe, é uma doença grave que causa danos à saúde das pessoas há muitos séculos. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica. Estima-se que, em média, o tipo A causa 75% das infecções, mas em algumas temporadas, ocorre predomínio do tipo B. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais e, também, por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas. Em geral, essas são associadas ao aumento das taxas de hospitalização e de mortes por pneumonia, especialmente em pacientes que apresentam doenças crônicas e fatores de risco. O vírus C raramente causa doença grave.

 

Sinais e Sintomas

Os sinais e sintomas, em geral, são:

Febre alta

Calafrios

Tosse, que pode ser seca ou com expectoração

Dor de cabeça

Dor de garganta

Cansaço

Dor muscular

Coriza

 

Todos deverão comparecer aos postos de saúde munidos de documento de identidade, cartão SUS e cartão de vacinação, inclusive as crianças, visto que, neste ano, não será realizada vacinação nos Cemeis.

 

Com informações da DIVE.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais