Xanxerense assume posto de patroa pela primeira vez na história do CTG Espelho da Tradição

10 de outubro de 2018 09:57 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense assume posto de patroa pela primeira vez na história do CTG Espelho da Tradição Fotos: Arquivos Pessoais

Bernadete da Silva Sá Hoinoski é a primeira mulher da história do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), de Xanxerê, a assumir o posto de patroa. A eleição ocorreu no último dia 26 de setembro e a apresentação oficial à comunidade ocorre no dia três de novembro, durante um baile.

A xanxerense se dedica aos trabalhos da entidade há 15 anos e diz que agora, como patroa, uns dos principais desafios é mostrar que a mulher é capaz e pode desenvolver os trabalhos.

“O maior desafio, por ser a primeira mulher a ser patroa do CTG de Xanxerê, é de mostrar e conseguir conciliar as atividades para que as pessoas percebam que não muda nada, mesmo sendo mulher. Estou desenvolvendo os trabalhos em prol da entidade. Hoje eu vejo que o maior desafio, é quebrar esse paradigma de ser sempre o homem”, comenta.

Bernadete já atuou como secretária nas patronagens anteriores e uma meta que pretende cumprir é a de envolver mais pessoas nas atividades do CTG.

“Agora vamos tentar trazer um pouco mais de jovens, adolescentes e crianças, tanto para a invernada campeira, quanto para a artística. Queremos que as pessoas se familiarizem e talvez façam parte da entidade. É um desafio que vamos tentar colocar em prática”.

Fundado em 15 de dezembro de 1987, o CTG Espelho da Tradição de Xanxerê nunca teve uma patroa e nem se quer uma mulher que concorresse ao cargo.

“A eleição foi dia 26 e no mesmo dia foi dado a posse, mas, a oficialização perante a sociedade é dada agora, no Baile dos Monarcas no dia três de novembro, onde vamos apresentar toda a nova patronagem perante à comunidade”, comenta.

Os interessados em participar do baile, devem adquirir os ingressos por meio do telefone: (49) 3433-9679.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais