Xanxerense atua como facilitadora de biodanza. Conheça a terapia!

30 de abril de 2019 13:51 | Visualizações: 239
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense atua como facilitadora de biodanza. Conheça a terapia! Foto: divulgação

A xanxerense Luciana Aparecida Sottili Cherubin é uma facilitadora de biodanza. Formada em educação física, no seu espaço, ela oferece muito mais do que terapias para o corpo.

A biodanza (ou como geralmente se fala: biodança) é um sistema que favorece o desenvolvimento humano através de vivências integrativas, induzidas pela música e dança. É composta de um conjunto de exercícios e músicas organizados segundo um modelo teórico, orientado a elevar o nível de saúde, melhorar a comunicação e estimular a criatividade, não apenas artística como também a de renovação existencial. Cada participante é convidado a descobrir as suas próprias respostas vitais e as suas formas de expressão e de ação, reforçando seu desenvolvimento, equilíbrio orgânico e existencial. A biodanza é o caminho para a alegria de viver.

– A minha área é aquela área que trabalha o todo da pessoa. Não é educação física simplesmente, mas todas as terapias. Eu tenho habilitação em biodanza, dou aula de meditação e intercalamos em meditações do budismo, do osho, que são mais intensas para as coisas densas do corpo, tantra yoga. São aulas sempre diferentes. A minha conduta é jogar atividades para que a pessoa possa entrar na área saudável dela. Hoje, o grupo que eu tenho são adultos, mas é indicado para todas as idades – detalha Luciana.

A xanxerense faz parte da associação catarinense de biodanza e explica que a sua aula dura em torno duas horas.

– São cinco linhas de evidência que precisamos dar em uma aula: criatividade, vitalidade, afetividade, sexualidade e a transcendência. E para fazer a pessoa sair do mental, racional, é necessário trabalhar até ela conseguir ir para a conexão “você com o universo”. Particularmente, somente na biodanza eu consegui desenvolver a sexualidade de forma orgânica, para que você tenha tesão por viver. A biodanza foi um divisor de águas na minha vida – finaliza.

A biodanza estimula, através da música e situações de encontro em grupo, tanto a integração como o desenvolvimento dos potenciais inatos. Uma definição mais global poderia ser: biodanza é uma poética do encontro humano que permite a expressão da identidade e o prazer de viver.

 

Com informações do site escoladebiodanza.com.br


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais