Animais

Lance Notícias | 18/06/2020 09:49

18/06/2020 09:49

65671 visualizações

Xanxerense atua em Projeto de Reabilitação Social de Cães Abandonados

Você sabia que em Xanxerê existe um projeto para reabilitar cães que foram abandonados e deixá-los aptos para serem adotados? O voluntário Vagner Ribeiro trabalha na causa animal do município há alguns anos, é dele inclusive o projeto das coleiras refletivas, que são colocadas em cães em situação de rua, para prevenir e evitar acidentes […]

Xanxerense atua em Projeto de Reabilitação Social de Cães Abandonados

Você sabia que em Xanxerê existe um projeto para reabilitar cães que foram abandonados e deixá-los aptos para serem adotados?

O voluntário Vagner Ribeiro trabalha na causa animal do município há alguns anos, é dele inclusive o projeto das coleiras refletivas, que são colocadas em cães em situação de rua, para prevenir e evitar acidentes de trânsito com os animais.

Mas seu cuidado com os cães vai além, e ele idealizou outro importante projeto que busca reabilitar cães resgatados de abandono para que estejam aptos a serem inseridos em suas novas famílias.

– Sempre trabalhando com a causa animal, nos meus resgates sempre levei os cães para minha casa, inúmeras vezes em situações deploráveis. Ali tratava a saúde deles, vacinava, castrava e colocava para adoção. E muitas vezes esse cão voltava, ou era novamente abandonado. Isso motivou minha ação, pois percebi que não é só tirá-los da rua, castrar e levar para a adoção, muitas vezes o cão não se adapta, a família não tem conhecimento para cuidar dele – comentou.

Vagner é adestrador de cães, dessa forma utiliza seus conhecimentos para treiná-los, ensinar truques e deixá-los aptos para a adoção. É dessa forma que acontece o projeto de reabilitação.

– Às vezes o cão tem muito medo, late demais, brinca demais e destrói tudo, ou é nervoso e a família fica com medo dele. Então, como meu comprometimento, eu percebi que queria fazer um pouco mais por esses animais. Tratar a saúde, o aspecto visual e melhorar o comportamento desses cães, a sua socialização – disse.

Esse trabalho voluntário é totalmente independente, Vagner comenta que por vezes consegue parcerias para as castrações, mas de forma geral, é por sua conta.

– Os custos são altos, por isso consigo fazer com um cão por vez. O mais importante é deixá-los sociáveis, para que criem um vínculo com a família. Cães adestrados entendem melhor a rotina da família e assim a adaptação fica mais fácil – disse.

Ainda assim, segundo ele, os obstáculos na adoção dos cães existem. É preciso um tempo de aceitação e adaptação, mas quem se realmente se compromete com a adoção, recebe um amor incondicional, que somente os animais conseguem transmitir.

Conheça alguns dos cães que já passaram pelo projeto:

Deixe seu comentário