Cultura

Lance Notícias | 24/09/2021 16:05

24/09/2021 16:05

52478 visualizações

Xanxerense conta como estágio junto ao Corpo de Bombeiros mudou sua vida

Letícia Ratkiewicz dos Santos é uma xanxerense de 22 anos e com uma experiência de desenvolvimento pessoal para contar, isso porque há cerca de dois anos os rumos da sua vida mudariam completamente. – Eu estava no meu 8° período de faculdade e abriu um edital da Prefeitura Municipal ofertando duas vagas de estágio para […]

Xanxerense conta como estágio junto ao Corpo de Bombeiros mudou sua vida Fotos: arquivo pessoal

Letícia Ratkiewicz dos Santos é uma xanxerense de 22 anos e com uma experiência de desenvolvimento pessoal para contar, isso porque há cerca de dois anos os rumos da sua vida mudariam completamente.

– Eu estava no meu 8° período de faculdade e abriu um edital da Prefeitura Municipal ofertando duas vagas de estágio para acadêmicos do meu curso. Como anteriormente o curso de Engenharia Civil era em turno integral, era complicado encontrar oportunidades de estágio que fossem flexíveis aos nossos horários. A Prefeitura de início não mencionava nesse edital para que setor iria os estagiários de engenharia, mas mesmo assim resolvi me inscrever. Assim que fui uma das selecionadas, fui informada que seria para trabalhar junto ao CBMSC – conta.

No primeiro momento, Letícia não sabia para qual setor seria designada, nem quais funções iria desempenhar, ela diz ainda que em sua primeira entrevista quando questionada sobre qual área da engenharia tinha interesse em atuar, respondeu que eram as estradas.

– Porém ao longo do caminho, eu gostei tanto de trabalhar ali, e das atividades que fui conhecendo, que meu foco para a segurança contra incêndio se ampliou. Então quanto mais eu aprendia com a corporação sobre esse assunto, mais acervo sobre a área eu recebia e também me interessava. Atualmente meu TCC é na área de projeto preventivo contra incêndio, para ver como essa experiência foi impactante para mim – comenta.

Hoje Letícia está no 10ª período do curso e forma-se em dezembro, com as experiências adquiridas nestes dois anos de estágio, já sai empregada na área em que aprendeu a amar.

– Eu já fui contratada para trabalhar em uma empresa relacionada com a construção civil, inclusive a minha contratação foi ligada a essa experiência que adquiri no CBMSC, pois, a pessoa contratante queria alcançar mais essa atuação no mercado – destaca.

Letícia deixa um exemplo e uma mensagem aos acadêmicos que, por vezes, sentem-se amedrontados frente aos temidos estágios.

– Eu diria que o medo é normal, quando eu entrei no estágio eu estava apavorada porque a principal atividade era o atendimento ao público, e eu sempre fui tímida. Mas eu diria para essas pessoas que se inscrevessem com medo mesmo, pois, cada dia que se passava no meu estágio eu ia aprendendo a desenvolver minhas habilidades, além de aprender muito das atividades que ali aconteciam, isso desenvolveu minha comunicação, minha aptidão para resolver problemas e situações complicadas, e me fez crescer muito não só profissionalmente, mas pessoalmente também. Toda a experiência de estágio vai nos dar muito acervo e o contato com as situações do dia a dia profissional, para que possamos aprender a lidar. É melhor aprender num estágio onde teremos aporte para qualquer situação, do que sozinhos depois no mercado de trabalho – finalizou.

Deixe seu comentário