Xanxerense participa do Sul Brasileiro de Jiu Jitsu neste fim de semana

13 de abril de 2016 14:45
Esporte em destaque Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense participa do Sul Brasileiro de Jiu Jitsu neste fim de semana Crystian representa o município (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Neste sábado (16), o xanxerense Cystian Cunha estará em Balneário Camboriú participando do sul Brasileiro de Jiu Jitsu. O evento faz parte do calendário oficial da Confederação brasileira de Jiu Jitsu Esportivo (CBJJE).

Crystian, que já possui algumas vitórias na bagagem, conta que a expectativa é a melhor possível para a competição. “Ontem e hoje estou treinando aqui em Xanxerê, com o professor Thássio de Negri e amanhã vou para Blumenau e passo a me preparar lá mesmo para a competição com nosso mestre. A expectativa é conseguir sim uma boa colocação, venho treinando desde o começo do ano e estou confiante”, diz Crystian.

 

Dificuldades financeiras

Crystian, assim como outros atletas do município, contam a possibilidade de representar o Estado ou até mesmo o país em campeonatos internacionais, porém, a falta de patrocínio muitas vezes interfere nessa conquista. Hoje, os atletas que participam de campeonatos fora de casa investem dinheiro do próprio bolso.

“Ano passado passei na seletiva para ir para a Califórnia, mas os gastos são muito altos e acabei não indo. Não contamos nem com o apoio da secretaria de esportes do município, somente com alguns empresários, mas na maioria das vezes os custos somos nós mesmos que pagamos”, diz.

 

Sobre o Jiu Jitsu

O Jiu-Jitsu brasileiro  é uma arte marcial de raiz japonesa que se utiliza essencialmente de golpes de alavancas, torções e pressões para levar um oponente ao chão e dominá-lo. Sua origem secular, como sucede com quase todas as artes marciais ancestrais, não pode ser apontada com precisão. Estilos de luta parecidos foram verificados em diversos povos, da Índia à China, nos séculos III e VIII. O que se sabe é que seu ambiente de desenvolvimento e refinamento foram as escolas de samurais, a casta guerreira do Japão feudal.

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais