Xanxerense produz vinho artesanal há 35 anos e coleciona vários prêmios

4 de julho de 2019 12:53 | Visualizações: 592
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense produz vinho artesanal há 35 anos e coleciona vários prêmios Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Há poucos dias o xanxerense Darci Gehlen conquistou o ouro na premiação regional de vinhos artesanais. E, este é só um dos prêmios que ele tem.

O vinho do seu Darci é conhecido em Xanxerê e região, afinal, já são 35 anos produzindo o produto artesanal.

– Ganhei de novo o prêmio esse ano, foi o regional. Com esse vinho tinto eu já ganhei três ouros. Esse vinho tinto é da uva Isabel com um corte de bordô. Já faz 35 anos que eu faço vinhos, comecei a fazer para mim, o pessoal foi provando, gostando e isso já vem no sangue, somos gaúchos e meu avô fazia – relembra.

Darci é natural do Rio Grande do Sul e chegou em Xanxerê em 1968 e logo deu continuidade à produção.

– Em 1968 vim para Santa Catarina e logo que casei comecei a fazer vinho. No começo errei muito. Fiz muitos cursos do Senar, Epagri, Prefeitura, visitamos muitos produtores e, com o tempo, tivemos o relacionamento com enólogos e hoje fazemos não só vinhos comum, mas também os finos: merlô, cabernet, etc. – conta.

Em Xanxerê, além dele, há muitos produtores que fazem parte da associação e inclusive realizam anualmente a Festa do Vinho.

– Há alguns anos temos a Associação, não sou só eu que faço vinho, mas os colegas também. Temos em Xanxerê um vinho muito bom. E, na região Xanxerê é um dos municípios que mais consome vinho. O povo daqui sabe saborear o bom vinho e diferenciar o bom do ruim. O nosso vinho é artesanal, não é filtrado, fazemos no sistema natural. Com isso o vinho fica mais encorpado. Espero que, os que gostam de vinho, estejam presentes na Festa do Vinho. Terá o meu vinho e outros também. Além disso o pessoal pode comer, dançar, sentar, aproveitar e saborear o produto da nossa região – finaliza.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais