Xanxerense que pratica skate há mais de 30 anos coleciona diversos títulos no esporte

23 de janeiro de 2019 16:57
Comunidade , Esporte em destaque , Evento , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense que pratica skate há mais de 30 anos coleciona diversos títulos no esporte Foto: arquivo pessoal

Miguel Zaffari Junior, mais conhecido como Catarina, de 47 anos, pratica skate desde os 15 anos. Natural de Xanxerê, Miguel possui hoje uma escolinha de skate em Florianópolis além de colecionar diversos títulos profissionais, como skatista profissional de vertical e bowl.

Formado em administração e marketing, Miguel viu no esporte uma motivação para mudar o rumo de sua vida.

Durante a infância, Miguel conta que sempre gostou de corridas de motos, inclusive realizava algumas corridas de bicicross, com os amigos. E se consagrou campeão em corridas realizadas em Chapecó e Xanxerê.

– Além do bicicross, uma coisa que a galera gostava muito era andar de carrinho de rolimã, nunca me esqueço um dia que houve alagamento em Xanxerê e a rua ficou interditada, aproveitamos aquele dia para deslizar com mais facilidade no nosso carinho – observa Miguel.

Antônio Siviero, foi o responsável por apresentar o skate a Miguel.

– O Antônio já tinha acesso ao skate naquela época, e ver ele chegar ao nosso encontro, realizando diversas manobras nos deixou impressionados. Outra cena marcante foi ver um quarter pipe (rampa de skate), na associação do Banco do Brasil, ver aquilo mexeu muito comigo – frisa.

Em 1884 Miguel mudou-se para a Cidade de Curitiba, onde acabou tendo um contato maior com o skate.

– Existiam naquela época diversas pistas de skate e com o contato inicial que tive em Xanxerê neste esporte, comecei a me interessar pelo skate e não parei até hoje. Lembro que uma das vezes que retornei para Xanxerê, e havia uma estrutura na praça para os skatistas. Foi muito legal reencontrar meus amigos ali, soube que ele foi desmontado, porém graças aquela pista existe skatistas em Xanxerê até hoje. Outro ponto muito bom foi a construção da pista de skate, aos poucos as pessoas vão se interessando por este esporte, que é olímpico, e pode resultar em uma nova fase de skate, muito importante para as novas gerações – pontua.

 

Skatista profissional

Em Curitiba Miguel começou a participar mais campeonatos, que se expandiram para outras cidades como Paraná e São Paulo.

– Consegui realizar uma boa carreira amadora até que decidi me profissionalizar no esporte e na maioria dos campeonatos que participei nos últimos dez anos, sempre consegui estar entre os dez melhores. Na categoria pró-master participei de campeonatos da Red Bull, onde na última edição consegui ser campeão na categoria individual e em terceiro lugar em equipe – frisa.

Hoje Miguel ainda pratica o esporte, porém mais por diversão.

– As manobras podem não ser as mesmas, porém a emoção é maravilhosa – frisa.

No ano de 2008 Miguel mudou-se para Florianópolis e acabou empreendendo no ramo que tanto ama.

– Abri uma escolinha de skate em Florianópolis, no ano de 2010, que existe até hoje. Durante este tempo também fui convidado para trabalhar na Fundação Municipal de Esportes, onde trabalhei por dois anos, e consegui realizar a ampliação da pista da costeira, onde neste fim de semana acontece um campeonato de circuito brasileiro, onde será definido a equipe que vai representar o Brasil nas Olimpíadas em Tóquio, em 2020 – ressalta.

Poder acompanhar a evolução do esporte é um dos pontos mas gratificantes para Miguel.

– Acredito que o skate está na sua melhor fase, um esporte supervalorizado, de inclusão social, desenvolve habilidade, raciocínio e irmandade. Conhecemos pessoas do Brasil todo e o vínculo desses encontros fortalece cada vez mais as pessoas. Aproveito para mandar um recado para o pessoal de Xanxerê, que Graças a Deus está olhando para este esporte, apesar de algumas pessoas torcerem o nariz. Gostaria que uma nova geração surgisse de Xanxerê para levar o nome da cidade a todo o mundo – finaliza.

 

 


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais