Xanxerense representa o estado em nível nacional na Associação Brasileira de Alzheimer

14 de março de 2019 10:42 | Visualizações: 118
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense representa o estado em nível nacional na Associação Brasileira de Alzheimer Eleni (ao centro) (Foto: Reprodução/TV Câmara)

A xanxerense Eleni Canello Capra é enfermeira atual presidente da sub-região de Xanxerê da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). E, neste ano, assumiu também a presidência da regional de Santa Catarina da instituição, sendo a representante do estado a nível nacional.

A Abraz é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo dar assistência a cuidadores e familiares de pacientes que tenham a doença de Alzheimer por meio de Grupos de Apoio. As reuniões são realizadas mensalmente em várias cidades do país, inclusive Xanxerê, com a colaboração de profissionais multidisciplinares.

– Estou muito feliz com essa atribuição, pois assim poderei trazer cada vez mais conhecimento para todas as sub-regiões do Estado, bem como para Xanxerê. Além disso, aumenta também a responsabilidade, pois serei também a mediadora dos problemas do Estado perante a Abraz nacional – comenta.

Agora, Eleni ficará responsável pelas nove sub-regiões de Santa Catarina, coordenando os trabalhos e repassando orientações a todos os presidentes e membros das diretorias.

– Em abril já irei participar do primeiro encontro nacional, que acontece em São Paulo, onde são repassadas diversas informações e também normas, diretrizes e regulamentações. Depois disso, irei repassar tudo para os membros das diretorias e também cuidadores – destaca.

Em Xanxerê, o Grupo de Cuidadores de Pacientes com Doença de Alzheimer foi fundado em 2003 e realiza reuniões mensais, sempre na última terça-feira de cada mês, a partir das 19h, nas dependências do Sesc.

Os encontros são abertos à toda a comunidade e a cada reunião um profissional fala sobre assuntos de interesse dos cuidadores e familiares de pacientes com Alzheimer.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais