Xanxerense transforma material descartável em potes de Natal

29 de novembro de 2018 09:05 | História , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerense transforma material descartável em potes de Natal

Com o Natal se aproximando, é comum comprar enfeites para decorar a casa, toalhas para enfeitar a mesa da ceia de Natal, e potes para guardar as famosas bolachas decoradas ou doces diversos.

A xanxerense Clair Krug, sempre gostou de artesanato, vê nele uma terapia, e há alguns anos iniciou, por curiosidade, a produção artesanal de potes decorados de Natal.

– Comecei como uma terapia, nos dias de folga eu sento e pinto os potes e depois eu dou de presente para as amigas, ou vendo para quem se interessar – explica Clair.

A produção dos potes é feita com materiais que seriam descartados, como vidros de conserva e enfeites que não tem mais serventia.

– A única coisa industrializada que uso são as tintas e papeis que são específicas para essa produção.
O tempo de produção de um pote varia, pois depende do clima para secar a pintura, que tem mais de uma camada, e cada camada necessita de um tempo para secar e depois decupagem, além da finalização dos potes, com a colagem de enfeites.

Além de enfeira o Natal de seus familiares e amigos, Clair contribui para a preservação do meio ambiente.

– Eu estou fazendo minha parte, ajudando a preservar o meio ambiente, pois estas latas iriam para o lixo. Aqui na cidade não tem muita conscientização sobre reciclagem, teria que ter uma cooperativa para ajudar as mães carentes a trabalhar com artesanato de materiais reciclados. Eu gostaria de fazer muito mais, mas as condições financeiras não me ajudam – finaliza.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais