Xanxerenses participam de encontro de ex-militares do exército em Jupiá (SC)

6 de maio de 2019 16:36 | Visualizações: 288
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerenses participam de encontro de ex-militares do exército em Jupiá (SC) (Fotos: Divulgação/Redes Sociais)

No último domingo (05), cerca de 15 ex-militares xanxerenses participaram, na cidade de Jupiá (SC) do 7° Encontro dos ex-soldados do 2° Esquadrão Independente de Cavalaria, que serviram ao exército na cidade de Palmas (PR), no ano de 1979.

Ao todo, participaram 106 ex-militares com suas famílias, somando mais de 220 pessoas no evento. De acordo com o coordenador de Xanxerê e coordenador geral do grupo, Sadi Marques, os encontros acontecem todos os anos em cidades diferentes.

– Fazemos esse encontro todos os anos e em cada ano é em uma cidade onde temos ex-militares. Já estão confirmadas mais três edições, sendo que no próximo ano o encontro acontecerá em Abelardo Luz, no mês de maio. Éramos em 120 soldados e conseguimos reunir 106. Alguns já faleceram, outros não puderam ir, mas sempre reunimos cerca de 80% do pessoal – comenta.

Segundo Sadi, o próprio grupo custeia os encontros, sempre buscando um valor mais baixo, para que todos possam participar. Ainda, muitos organizam caravanas para participar do evento.

– Mantemos esse evento porque fizemos uma amizade muito forte no quartel e queremos manter e também assim integramos nossas famílias e temos pessoas de vários estados, pois muitos foram embora depois de servir ao exército – destaca.

Além disso, Sadi comenta que apenas cerca de 8% dos ex-militares seguiram nessa carreira. O restante hoje tem outra profissão.

Durante o almoço, é feito sorteio de brindes com os participantes e, também, são confeccionadas lembranças de cada encontro para que os ex-militares podem levar para casa.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais