Xanxerenses podem solicitar recolhimento de lixo reciclável por meio de aplicativo

6 de dezembro de 2018 15:00 | Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Xanxerenses podem solicitar recolhimento de lixo reciclável por meio de aplicativo (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

A partir de uma parceria entre a Prefeitura de Xanxerê e a unidade do município do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os recicladores cadastrados no Programa Veículo de Tração Animal (VTA) tiveram a oportunidade de participar de um curso de capacitação onde foram abordados diversos assuntos.

Conforme o coordenador de educação da Regional Oeste do Senai, Willi Robert Sobotka, a adesão e aproveitamento dos recicladores quanto ao curso superou as expectativas da instituição.

– Ficamos muito felizes com a adesão dos recicladores, iniciamos com 20 e em todos os encontros tinha entre 17 e 20 pessoas. Eles ficaram interessados em aprender e entusiasmados com o que foi abordado durante os módulos do curso. No início até tínhamos um pouco de medo de que eles não participassem, mas nos surpreendemos – comenta.

Foram cerca de 50 horas de curso, divididas em três módulos, sendo eles: Recursos Humanos; gestão dos processos de reciclagem; e direitos, deveres e possibilidades.

De acordo Willi, o Senai foi o executor do projeto que foi solicitado, sendo que, a partir do término do curso, segundo ele, deve haver um segundo passo, outra forma de incentivar os recicladores a continuarem, inclusive auxiliando para a criação da associação, que eles estão buscando.

– Eles estão muito entusiasmados e queremos que esse projeto continue. A nossa parte estamos finalizando agora, então eles precisariam de um novo apoio para dar sequência nisso, inclusive na criação da associação – conclui.

 

Aplicativo Cataki

O professor João Cardoso, que ministrou algumas aulas aos recicladores, comenta que ao buscar novas possibilidades para apresentar a eles encontrou o aplicativo Cataki.

O aplicativo é grátis e consiste em, basicamente, os recicladores realizarem um cadastro no aplicativo e a população baixar o aplicativo e ter a possibilidade de escolher um reciclador para buscar o material disponível.

Conforme o professor, a adesão dos alunos ao aplicativo foi boa. Confira:

 

Ficou interessado? Cliquei AQUI para baixar o aplicativo.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais