Xanxerenses poderão ser voluntários do Centro de Valorização da Vida que vai iniciar atendimento em breve

4 de julho de 2019 09:46 | Visualizações: 88
Comunidade Compartilhar no Whatsapp
Xanxerenses poderão ser voluntários do Centro de Valorização da Vida que vai iniciar atendimento em breve Ozana Simon. Foto: Reprodução Câmara

Os vereadores receberam na última sessão de quarta-feira (3) a coordenadora do posto do Centro de Valorização da Vida (CVV), de Chapecó, Ozana Simon que trouxe dados e explicou de maneira objetiva como que o serviço opera em todo o Brasil, na região e de que forma a comunidade xanxerense pode contribuir com as pessoas que estão com problemas de depressão, dentre outros.

O CVV existe há 57 anos no brasil e com Xanxerê passa a ter 111 postos em todo o país. Segundo Ozana, essa ferramenta é uma oportunidade importante onde se pode oferecer à sociedade mais voluntários abrindo as possibilidades de atendimento as pessoas que estão em um momento de sofrimento.

– Diariamente o CVV recebe em torno de 9 mil contatos e para nós é muito importante que mais pessoas integrem esse grupo para que a gente possa diminuir esse número de pessoas que não são atendidas. Estamos recebendo um apoio do poder público em virtude das políticas públicas e isso nos anima bastante, porque é um trabalho bastante árduo, no qual a gente trabalho e incentiva muito o cuidado com a saúde mental e a gente pode prevenir uma série de problemas – conta a coordenadora.

Ainda segundo ela, é trabalhado a prevenção, oferecendo apoio emocional e se tornando um amigo temporário a vítima. Para isso, há canais de atendimento, como o número 188 e em Xanxerê uma sala foi oferecida aos voluntários para que o trabalho seja feito de maneira mais humanizado.

– A gente precisa lembrar que 805 mil pessoas morrem vítimas do suicídio e percebemos que a procura é grande pelo atendimento do CVV. Estaremos disponibilizando uma sala em Xanxerê para que possam iniciar os atendimentos, mas teremos também outras atividades como palestras, etc. E queremos deixar a nossa imensa gratidão em poder apresentar esse excelente trabalho voluntário e dizer que em breve iniciarmos esses atendimentos no município. A gente acredita que é importante esse trabalho, mas não deixando de fora a importância dos profissionais da saúde especializados para atender essa pessoas que estejam passando por algum sofrimento – conclui.

O presidente da Câmara, Arnaldo Lovatel agradeceu a presença da coordenadora que explanou as principais atividades que o Centro de Valorização da Vida que é de suma importância.


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais