Xaxim decreta situação de emergência após danos caudados por vendaval

5 de outubro de 2018 16:05 | Chuva , Clima Compartilhar no Whatsapp
Xaxim decreta situação de emergência após danos caudados por vendaval Município de Xaxim decreta situação de emergência após danos caudados pelo vendaval (foto: divulgação)

O Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, assinou na tarde desta sexta-feira (05) o decreto de situação de emergência devido aos danos causados pelo vendaval da última segunda-feira (01) e também, devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na manhã de terça-feira (02). A assinatura aconteceu no Gabinete Municipal e contou com a presença da Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Eliane de Marco e do Coordenador Regional da Defesa Civil do Estado, Luciano Peri.

O levantamento de danos realizado pela Defesa Civil Municipal e Defesa Civil Estadual apontam, até o momento, 5.177 pessoas afetadas, 136 residências atingidas de forma direta e seis edificações públicas afetadas. O relatório apresentou ainda prejuízos econômicos públicos no valor de R$ 4.355.431,00, com danos em aproximadamente 316 quilômetros da malha viária municipal, cinco pontes parcialmente destruídas e uma galeria pluvial no centro da cidade totalmente destruída.

Já o relatório dos prejuízos econômicos privados, que ainda está em levantamento, chegou ao valor de R$ 4.946.240,00. Na agricultura, as culturas de soja, milho, feijão e trigo foram afetadas.

De acordo com o Prefeito Lírio “os prejuízos foram muito grandes e ainda estão em fase final de levantamentos. Desde o primeiro momento atendemos os munícipes com a liberação de lonas, limpeza e desobstrução das vias, distribuição de telhas de brasilit e materiais de construção para às famílias e, ainda distribuição de itens humanitários para a população afetada. Aguardamos agora a homologação do Estado, para que possa nos auxiliar na recuperação, principalmente, das nossas estradas vicinais, que ficaram muito danificadas”, frisou.

O Coordenador Regional da Defesa Civil do Estado, Luciano Peri observou que “o município de Xaxim foi o mais afetado da região devido ao vendaval. Estamos avalizando a decretação de emergência, devido aos prejuízos econômicos que resultaram deste evento e auxiliando no levantamento dos danos”.

 

Assessoria de imprensa


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais