Comunidade

Lance Notícias | 02/05/2022 10:28

02/05/2022 10:28

83033 visualizações

Xaxinense realiza projeto no Instagram de fotos antigas da cidade

Giovani Gabriel é natural de Xaxim (SC), e vem desenvolvendo um projeto bem bacana em seu Instagram (Fotos Antigas Xaxim). Desta maneira, questionado sobre como surgiu a ideia, ele conta que desde criança sempre foi interessado em estudar a história regional, as raízes, seja através de livros, conversas com pessoas mais velhas, ou até mesmo […]

Xaxinense realiza projeto no Instagram de fotos antigas da cidade

Giovani Gabriel é natural de Xaxim (SC), e vem desenvolvendo um projeto bem bacana em seu Instagram (Fotos Antigas Xaxim). Desta maneira, questionado sobre como surgiu a ideia, ele conta que desde criança sempre foi interessado em estudar a história regional, as raízes, seja através de livros, conversas com pessoas mais velhas, ou até mesmo por fotos, e ressalta que sempre gostou de guardar e conservar com muito cuidado fotos antigas.

— Com o passar dos anos fui criando um acervo de fotos e sempre me preocupei em anotar a data, local e pessoas representadas em cada foto, e quando possível também o autor, porque considero muito importante registrarmos essas informações de forma correta, pois precisamos que nossos descendentes conheçam a verdadeira história de nossa cidade, não podemos repassar informações incorretas, pois a nossa história pode ser distorcida e mal interpretada — afirma.

O mesmo comenta que foi inspirado pelo grupo (Das Antigas Xaxim) no Facebook, e isso o deixou muito feliz, pois notou que haviam mais pessoas interessadas no assunto, e a interação é muito grande, pois todos relembram de uma época que viveram, encontram fotos que não conheciam, pois antigamente não era tão fácil ter acesso a essas fotografias. Isso incentivou muita gente a abrir seus velhos álbuns e caixas de fotos, e rever, relembrar, compartilhar com o grupo essas lindas lembranças.
Portanto, passou alguns anos e Giovani percebeu que não existia algo assim de Xaxim no Instagram, resolvendo criar o perfil (Fotos Antigas Xaxim) no dia (16) de fevereiro de 2021, para compartilhar o acervo e as informações que vem guardando há tanto tempo.

— É muito gratificante ver nos comentários as pessoas se identificando, relembrando dos momentos e lugares mostrados nas publicações, e que com certeza se emocionam muito, da mesma forma que eu me emociono quando encontro uma (nova foto velha) mostrando épocas passadas da nossa querida cidade que tanto amamos — finaliza.

Instagram: fotosantigas.xaxim.sc

 

Algumas de suas postagens:

 

  • Escola Gomes Carneiro na década de 1940, acervo da família Bergamaschi:

  • Década de 1950, acervo da Prefeitura Municipal:

  • Década de 1960, acervo da família Gabriel, foto tirada por Alcides Caovilla:

  • Vista da Praça e centro de Xaxim nos anos 1960, foto tirada por Alcides Caovilla:

  • Antiga igreja matriz em 1940, acervo da família Longhi:

 

Deixe seu comentário