Zé do Pinho, conheça a história desse personagem xanxerense

9 de janeiro de 2019 17:13
Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Zé do Pinho, conheça a história desse personagem xanxerense Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Se você frequenta bailes e festas de comunidade, certamente já ouviu falar do Zé do Pinho. Na verdade, ele se chama José Lourenci e anima toda a região desde o ano de 1975.

Zé comenta que aprendeu sozinho a tocar e por toda a sua vida a viola foi sua companheira.

– Aprendi sozinho mesmo. Hoje em dia o pessoal tem professor, a piazada desde nova já sabe tocar, cantar, mas eu aprendi sozinho, era assim no nosso tempo – diz.

Ao longo dos anos, ele ainda teve um programa em uma rádio local.

– De Rodeio em Rodeio era o nome do meu programa. Eu ia nos rodeios gravava e depois passava no meu programa, hoje em dia não tenho mais – comenta à reportagem do Lance Notícias.

Como surgiu o nome “Zé do Pinho” também é curioso.

– Foi em 1975, na comunidade de Barra Grande, interior de Faxinal dos Guedes. Naquela época passava filmes e depois tinha um concurso de trova. O pessoal trouxe um trovador de Ponte Serrada e precisa de alguém para competir com ele. Daí a moça, dona do local, disse que eu iria competir com ele e ela me deu o nome de “Zé do Pinho”. Nome artístico. Fiz a trova e ganhei a prova. Encheu de gente para ver quem era o Zé do Pinho, depois fomos para Lindoia do Sul, Faxinal, Ponte Serrada e ficou – conta.

Zé do Pinho é casado e pai de dois filhos.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais