(49) 9 9989.9002
(49) 3433.3173

Massa de ar polar promete derrubar as temperaturas no fim de semana

16 de maio de 2018 - 11:45 / Clima Comunidade Variedades Xanxerê | Comentários
Massa de ar polar promete derrubar as temperaturas no fim de semana (Foto:Alessandra Bagattini/ Lance Notícias)

Os xanxerenses já podem preparar os casacos e japonas para entrar no clima de inverno. A previsão indica o deslocamento de uma massa de ar polar para o estado de Santa Catarina o que ocasionará a queda das temperaturas no fim de semana.

Luciano Peri, coordenador regional da Defesa Civil, destaca que a queda deve ocorrer principalmente entre sexta-feira e sábado. “Hoje (16), nós temos essa massa de ar frio que passa lentamente pelo Estado e mantém o tempo encoberto, com aberturas de sol e uma possibilidade de chuvisco. Na quinta-feira (17), a gente continua tendo essa abertura de sol e começamos a ter uma baixa da temperatura devido a entrada de uma massa de ar frio. Na região Oeste, nós teremos o aumento de sol com uma possibilidade de chuva bem isolada, somente a tarde e à noite e as temperaturas começam a baixar chegando a casa dos 8ºC a 10ºC”.

A mudança significativa na temperatura deve ocorre na madrugada de sábado (19) onde há possibilidade de geada. “Na sexta-feira (18) o tempo muda, começa a ter a entrada dessa massa de ar frio e essa massa junto com a frente fria traz a possibilidade de bastante chuva Segundo a Epagri/Ciram teremos um acúmulo entre 60mm a 80mm e 70 a 100 km por hora de vento. Tem o risco de temporais com granizo e raios que é os incrementos que trazem a frente fria, isso acontece no fim da tarde de sexta e início de sábado”.

No sábado (19) a temperatura mínima deve chegar a 0ºC e a sensação térmica deve ser negativa. “Do meio dia em diante do sábado já temos a entrada de uma massa de ar polar, que é uma massa de frio intenso, já no início da noite já se começa a sentir a queda da temperatura bastante acentuada e na madrugada de sábado (19) para domingo (20), já deve ter o registro das quedas bem bruscas da temperatura na nossa região e em todo o Estado. No domingo (20), segunda (21) e terça (22), a configuração dessa massa de ar frio e seco deixa o céu limpo e o frio bastante intenso, com temperaturas próximas a de 0ºC. No sábado (19) para domingo já existe a possibilidade de geada e nos outros dias também, com certeza.

 

Orientações da Defesa Civil para o frio:

  • Saiba qual temperatura você enfrentará durante a noite
  • Proteja bem as áreas sensíveis do corpo
  • Se a temperatura estiver muito baixa, coloque mais de uma meia e mais de uma luva para proteger as mãos e os pés de queimaduras causadas pelo frio.
  • Escolha roupas que sejam absorventes, que ofereçam isolamento térmico e sejam impermeáveis.
  • Mantenha-se o mais seco possível.
  • Em condições de chuva ou neve, procure um local seguro para se abrigar.
  • Se você se molhar, troque as roupas molhadas por outras secas imediatamente.
  • Abrigue-se do vento.
  • Proteja os animais, idosos e crianças dentro de casa.

 

Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário