O prêmio foi viabilizado por meio do Edital nº 05/2024, utilizando recursos repassados pelo Ministério da Cultura através da PNAB e da PNCV
A Prefeitura de Xanxerê realizou, na manhã desta quarta-feira (18), a assinatura do Termo de Premiação destinado aos Pontos de Cultura do município. Ao todo, 12 associações, entidades e coletivos receberam um prêmio de R$ 9.540,20 cada, como reconhecimento às atividades culturais desenvolvidas na comunidade.
O prêmio foi viabilizado por meio do Edital nº 05/2024, utilizando recursos repassados pelo Ministério da Cultura através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), instituída pela Lei nº 13.018/2014.
Foram contemplados com o edital: Associação Grupo de Reis; Associação de Moradores Bairro dos Esportes; Associação Vêneta de Xanxerê; Coletivo Cultural ABARCA; Associação Amigos da Viola de Xanxerê (AMIVIX); Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (APADAVIX); Associação dos Cavaleiros Unidos por Xanxerê (ACUX); Entidade Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência de Xanxerê (FCDX); Coletivo Cultural Terreiro de Umbanda Caboclo Ubirajara; Associação Grupo Bem Viver de Xanxerê; Coletivo Cultural Cia D’Arte Teatro e Associação Fraterna Laços de Afeto de Xanxerê.
A cerimônia ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença do prefeito Oscar Martarello, do secretário de Esportes, Cultura e Lazer, Luiz Vicente Paglia Junior, da controladora-geral, Andreza Gallas, da diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, e dos representantes das associações premiadas.
Para a diretora de Cultura, o prêmio representa um passo importante no reconhecimento dos trabalhos realizados pelos Pontos de Cultura. “É fundamental valorizar os grupos, fomentar suas atividades e difundir a cultura na comunidade de Xanxerê e região. Esses Pontos de Cultura desenvolvem ações essenciais para a preservação e disseminação da cultura local”, destacou Aguinetes Barfknecht.